Esporte

Orquestra Sinfônica Jovem faz primeiro concerto oficial do ano

None

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba faz o primeiro concerto oficial nesta quinta-feira, dia 30/03, às 21h00, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego. Para está apresentação foi convidado o solista Ronedilk Dantas (violino). A regência será do maestro Luiz Carlos Durier. A entrada é franca.

Na primeira parte do programa composições de: Ludwig Van Beethoven, Abertura Egmont, opus 83; José Alberto Kaplan, Concerto para violino e orquestra, allegro, recitativo-dança-recitativo, allegro vivace, com solo do violinista Ronedilk Dantas. Após o intervalo, serão executadas obras de: Heitor Villa Lobos, Bachianas Brasileiras nº 4, prelúdio, coral-canto do sertão, ária-cantiga, dança-miudinho,

Está apresentação da OSJPB tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação em Música, onde o músico Ronedilk Dantas, estará, através do concerto, mostrando o seu trabalho de mestrado sobre a pesquisa, tese e execução do trabalho do maestro José Alberto Kaplan. Com este concerto será realizada uma justa homenagem ao professor e maestro Kaplan, cujo trabalho e incentivo muito ajudou a Paraíba a ser um celeiro de grandes músicos. Será uma orquestra de jovens, com um solista paraibano, mostrando uma composição musical recente, produção acadêmica de análise do trabalho de um mestre da música clássica.

Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979 na Escola de Música Anthenor Navarro em João Pessoa. Em 1980 ingressou no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba. Ao longo de sua formação como violinista, participou de importantes festivais de música, tais como: VI Oficina de Música de Curitiba (1988), Curso Internacional de Música de João Pessoa (1990), Primeiro Festival de Artes de Itú (1993) e o Curso de Improvisação na Educação Musical em Recife-PE (2001),

Foi vencedor e melhor interprete de música brasileira no X Concurso de Jovens Instrumentistas de Piracicaba (1989). Também obteve o 1º Lugar no I Concurso de Norte-Nordeste da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou como recitalista e professor de violino do Festival de Música de Câmara de Curitiba (2001), dos 26º, 27º e 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão e do 19º e 20º Curso Internacional de Verão de Brasília.

Ingressou em 1993 no Quinteto da Paraíba iniciando uma notável carreira de divulgador da Música Nordestina e Armorial. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Flandres na Bélgica. Realizou ainda três Tournèes pelo exterior, divulgando a Música Brasileira em países da Europa e América Latina, alcançando sempre grande repercussão do público e da crítica especializada.

Gravou os Cds “Armorial e Piazzola”, “Capiba e Gonzagão”, “Um Abraço Pra Ti Pequenina”, “Brasileirança” (Kuarup Discos), “Música Armorial” (Nimbus Records Inglaterra) e “Pedra do Reino” (Independente)

Como solista atuou sob a regência dos Maestros Oswaldo D’Amore, Osman Gioia, Rafael Garcia, Luiz Carlos Durier, Ernest Mahle, Carlos Veiga, Elena Herrera e Eleazar de Carvalho, apresentando um repertório de alta exigência técnica e Expressiva.

Foi Spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante quatro anos e posteriormente assumiu o cargo de violinista principal do naipe de segundos violinos. Atualmente é professor de violino da Escola de Música Anthenor Navarro, onde ingressou no ano de 1998 e professor Substituto do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvendo simultaneamente pesquisas na área de Educação Musical. Em 2004, ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba – mestrado em práticas interpretativas (subárea: violino) sob a orientação do Prof. Dr. Hermes Cuzzuol.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Destaque contra a Aparecidense, Jô analisa seu momento no Botafogo-PB: “Quero ajudar”

2

Esporte

Sousa contrata o atacante Nael para a sequência da Série D

3

Esporte

Em jogo de sete gols, Botafogo-PB vence a Aparecidense no Almeidão e reassume liderança da Série C

4

Esporte

Sousa-PB vence o Santa Cruz-RN e se aproxima do G-4 do Grupo A3 na Série D

5

Esporte

Atacante do Treze lamenta derrota para o Iguatu, mas ressalta foco na reta final da 1ª fase: “Levantar a cabeça”