Imunização

Mães de bebês denunciam falta de vacina pentavalente nos postos de saúde da Paraíba

Elas alegam que ao se dirigirem aos postos de saúde do SUS são informadas que além da falta, não há previsão de quando será retomada as imunizações.

Mães de bebês denunciam falta de vacina pentavalente nos postos de saúde da Paraíba

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. — Foto:reprodução

Mães de bebês recém nascidos estão denunciando a falta de vacina pentavalente nos postos de Saúde da Paraíba, em Campina Grande, João Pessoa e outras cidades. Elas alegam que ao se dirigirem aos postos de saúde do SUS são informadas que além da falta, não há previsão de quando será retomada as imunizações. A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Uma das mães, que não quis se identificar em entrevista ao Portal ClickPB, informou que sua filha de seis meses espera para ser vacinada há meses, mas que com a falta fica impossível imunizar a filha uma vez que cada dose chega a custar R$ 400 reais em pontos especializados. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Nos pênaltis, Sousa vence o Serra Branca no Marizão e garante vaga na final do Campeonato Paraibano

2

Esporte

Flamengo empata com o Fluminense e é bicampeão carioca

3

Esporte

Sousa e Serra Branca duelam hoje em jogo de volta da semifinal do Campeonato Paraibano

4

Esporte

Lídia Cruz é ouro com recorde paralímpico das Américas na natação

5

Esporte

Botafogo-PB disponibiliza ingressos por 1kg de alimento para jogo de volta contra o Treze, pela semifinal do Paraibano