Entre os muitos autógrafos que Ronaldinho já distribuiu no pouco contato que teve com o público suíço até o momento, um teve valor especial. A assinatura do craque da Seleção Brasileira em um pedaço de papel de 10 x 15cm, na manhã desta quarta-feira no Centro Paraplégico da Suíça, voará para a Irlanda. O destinatário, Patrick Flanagan, 15 anos, portador de uma doença incurável e que tem mais pouco tempo de vida segundo os médicos.
Flanagan sofre de distrofia muscular progressiva, uma doença genética que atinge as células musculares. Pouco a pouco, o problema leva à paralisação dos músculos e, na maioria dos casos, chega a fazer com que os músculos que possibilitam a respiração também parem. Segundo dos médicos, Flanagan deve ter mais cinco anos de vida.
O fã de Ronaldinho realizará o sonho de ter o autógrafo graças ao esforço do amigo John Leen, 45 anos, que trabalha no Centro Suíço de Paraplégicos, um dos mais renomados da Europa, onde os jogadores da Seleção estão realizando os exames médicos e testes físicos. Também cadeirante, o irlandês teve os movimentos das pernas impossibilitados após um acidente aos 21 anos. Ele sofreu uma queda quando guiava o trator da fazenda, onde trabalhava.
“Era um trator muito velho, cheio de problemas mecânicos. Quando se tem 21 anos, parece que nada pode acontecer com você. É inacreditável estar no chão, tentar mover suas pernas e não conseguir. Mas, como já havia estudado o assunto, sabia naquele exato momento que nuca mais poderia andar”, contou Leen.
Anos depois do acidente, durante o tratamento, Leen conheceu a médica Brigitt Schubiger Leen, com quem se casou. “Se não fosse o acidente, não conheceria a mulher da minha vida, não estaria aqui na clínica e não pegaria um dia o autógrafo do Ronaldinho… A vida é maravilhosa”, resumiu.
Após os poucos segundos de contato com o craque da Seleção Brasileira, Leen procurou a reportagem do Terra e pediu para que uma futura carta sua fosse traduzida para o português e enviada como agradecimento à Confederação Brasileira de Futebol e a todo o povo do País. “Muito obrigado por nos proporcionar tanta alegria”, disse.
Leen explicou em seguida como será a reação do amigo Flanagan ao receber a recordação de Ronaldinho. “Ele praticamente já não consegue mover nenhuma parte do corpo. Sua cadeira de roda é guiada pelos sensíveis toques do rosto no controle remoto. Mas, imagine só a alegria dele por ter o autógrafo de Ronaldinho? Sua respiração com certeza vai disparar”, disse, mostrando o movimento do tórax na inspiração e na expiração.
Redação Terra
Jovem com doença incurável terá autógrafo de Ronaldinho
Entre os muitos autógrafos que Ronaldinho já distribuiu no pouco contato que teve com o público suíço até o momento, um teve valor especial
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte