O jogo entre Nova Iguaçu x Flamengo, que vai acontecer no dia 21 deste mês no estádio Almeidão, em João Pessoa, já vendeu mais de 16 mil ingressos até a sexta-feira (12). A alta demanda seria normal se não fosse o fato do Almeidão estar liberado para um público de 11,6 mil torcedores. A venda maior do que a capacidade liberada pode acarretar em punição ao clube organizador da partida.
Para a partida, o Flamengo vai enviar um time repleto de jogadores da base, já que a equipe principal estará em um torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. Com isso, nenhuma das estrelas do elenco
Como apurado pelo ClickPB, a capacidade atual de torcedores no Almeidão foi definida em setembro de 2023, para o quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro. Na época, o estádio teve a presença de torcedores ampliada por pedido do Botafogo-PB, que disputava a competição.
No entanto, de lá para cá não houve mudanças nos laudos de segurança apresentados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, o que impede a presença de uma quantidade maior de torcedores do que a liberada.
Inclusive, o ClickPB apurou que a capacidade de 11,6 mil torcedores dentro do Almeidão vem sendo respeitada nos jogos do Botafogo-PB este ano. O Belo já realizou duas partidas no estádio, ambas pela pré-Copa do Nordeste, quando enfrentou a Jacuipense, no dia 7, e, posteriormente, o Potiguar de Mossoró, nesse domingo (14).
Ao ClickPB, o promotor Romualdo Tadeu, do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba (Nudetor/MPPB), falou que o Ministério Público não recebeu pedido oficial para ampliação da presença de torcedores no estádio.
O promotor alegou que soube por fonte não oficial que o Governo do Estado e os órgãos de segurança estão em tratativas para adequação de medidas e confecção de novos laudos. Se isso ocorrer, o estádio poderá ter a capacidade ampliada.
“Tive conhecimento que há tratativas entre o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros no sentido de serem adotadas providências para que sejam sanadas irregularidades [que impedem a ampliação de público]. Até agora não chegou nada. Se forem atendidas as adequações conforme a legislação, não será o Ministério Público que vai ser contra isso. Mas, precisamos dos laudos de segurança”, afirmou o promotor, como notado pelo ClickPB.
Ingressos continuam sendo vendidos
O ClickPB buscou contato com os pontos de venda de ingressos para a partida do Flamengo em João Pessoa para saber uma atualização sobre a quantidade de ingressos comercializas. No entanto, o ClickPB não obteve respostas, mas verificou que os ingressos continuam sendo vendidos normalmente.
O torcedor que quiser assistir a partida no Almeidão vai desembolsar entre R$ 80 e R$ 400, fora taxa de custo, por ingresso.
Organizador da partida pode sofrer punição
Sobre o número de ingressos vendidos ser maior do que a capacidade atual, o promotor argumentou que é necessário aguardar a apresentação dos novos laudos. Porém, ele alertou que caso os documentos não sejam apresentados e a partida tenha um público maior que 11,6 mil haverá consequências.
“Vamos aguardar, porque a venda de entradas em quantidade maior que a capacidade de público é séria irregularidade e infração frente a Lei Geral dos Esportes”, falou o promotor Romualdo Tadeu, como visto pelo ClickPB.
Em consulta, o ClickPB verificou que a Lei Geral dos Esportes prevê punição para a organização esportiva que venda mais ingressos do que a capacidade do estádio ou arena que irá receber o jogo. Confira um trecho da lei abaixo: