Na região norte da Alemanha, as inundações do rio Elba superam em várias cidades o nível recorde registrado em 2002, informaram as autoridades do serviço de proteção civil.
O nível do rio em Lauenburgo, na área de Schleswig-Holstein, chegou a 8,73 metros, superando a marca de 8,70 metros registrada durante as cheias denominadas pelos alemães como as “inundações do século”, em agosto de 2002.
O nível do Elba subiu rapidamente esta sexta-feira, especialmente nas regiões de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Baixa Saxônia, informou a agência de proteção civil de Magdeburgo.
Na Baixa Saxônia, as cheias afetaram 75% da área histórica da cidade de Hitzacker e já começam a ameaçar os descampados de Luneburgo.
No entanto, na Saxônia e Saxônia Anhalt as águas começaram a baixar aos poucos. Em Dresden, os trabalhos de limpeza já tiveram início nas áreas alagadas.
Se a região não for afetada por fortes chuvas nas próximas horas, o nível do Elba prosseguirá com a tendência de queda, previram os meteorologistas, que esperam mais chuvas no final do semana. As autoridades mantêm o estado de alerta, porque ainda persiste a pressão das águas sobre os diques de contenção.
AFP
Inundações na Alemanha superam recorde de 2002
Autoridades mantêm o estado de alerta, porque ainda persiste a pressão das águas sobre os diques de contenção
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte