Esporte

Grupo coloca bombas em concessionárias na Argentina

None

Duas bombas caseiras explodiram nesta quinta-feira (23), sem deixar vítimas em frente a diferentes concessionárias de automóveis em Buenos Aires, um dia antes dos 30 anos do golpe de Estado que instaurou a última ditadura militar (1976-1983) na Argentina. As explosões não deixaram feridos, mas causaram danos materiais em estabelecimentos da empresa americana Ford e da alemã Mercedes Benz, onde foram encontrados panfletos do até então desconhecido “Comando Rodolfo Walsh”, disseram fontes policiais.

“Que o poder econômico da ditadura pague. Empresas como a Ford e a Mercedes Benz foram sócias da ditadura, cúmplices do desaparecimento de trabalhadores. Trinta anos depois, continuam desfrutando de total impunidade”, afirma o texto dos panfletos. Uma bomba explodiu durante a madrugada na porta de uma concessionária da Ford, e poucas horas depois especialistas da Polícia Federal detonaram uma bomba semelhante em frente a um estabelecimento da Mercedes Benz, disseram as fontes.

Em fevereiro passado, a americana Ford e sua filial na Argentina foram processadas na Justiça argentina devido ao suposto seqüestro de delegados sindicais da empresa, em 1976. Neste país, também há uma causa judicial aberta pelo desaparecimento de 14 trabalhadores da alemã Mercedes Benz durante o regime militar.

O jornalista e escritor Rofolfo Walsh, cujo nome é usado pelo grupo que teria colocado as bombas, está desaparecido desde 25 de março de 1977, quando foi seqüestrado por paramilitares depois de publicar uma “carta aberta” denunciando as “atrocidades” da ditadura, por ocasião do primeiro aniversário do golpe. As estatísticas oficiais indicam que cerca de 18 mil pessoas desapareceram entre 1976 e 1983, mas órgãos de direitos humanos sobem esse número para 30 mil.

Para hoje, estão previstas várias atividades em homenagem às vítimas da ditadura, mas os principais atos acontecerão amanhã, quando se completam os 30 anos do golpe militar de 24 de março de 1976.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Contra o Volta Redonda, Pipico tenta encerrar jejum de sete jogos

2

Esporte

Após eliminação na Série D, Treze oficializa saída do técnico Waguinho Dias

3

Esporte

Meia se despede do Treze após eliminação na Série D: “Sentimento de muita gratidão”

4

Esporte

Zagueiro Reniê é dúvida no Botafogo-PB para duelo contra o Volta Redonda

5

Esporte

Treze renova contrato com o executivo de futebol Luciano Mancha