O Grêmio é o novo campeão gaúcho. O título foi alcançado na tarde deste domingo, com um empate em 1×1 com o Internacional, no segundo e decisivo clássico da competição, disputado no Beira-Rio. No primeiro confronto, no dia 1º de abril, houve empate em 0x0, no Olímpico, e como o regulamento previa o gol qualificado, marcado fora de casa, o troféu foi para o Tricolor.
A favor do Colorado, estava o fato de decidir em casa, num Beira-Rio lotado e com maioria absoluta de torcedores a favor. Mas o entusiasmo das arquibancadas não foi o suficiente para que o time confirmasse o favoritismo que durante todo o campeonato lhe fora conferido.
Esse foi o 34º título do Grêmio em sua história, com o que o clube diminui a vantagem do Inter, que agora é de três campeonatos. O maior rival, que já venceu o estadual em 37 oportunidades, buscava o pentacampeonato consecutivo. Nos confrontos entre vermelhos e azuis, que agora já são 365, se mantém a superioridade do Colorado, que ganhou 136 vezes, perdeu 116. Ocorreram, ainda, 113 empates.
Com os dois gols da decisão, em toda a história dos Gre-Nais o total chega a 1011. O Inter marcou 523 gols e o Grêmio 488. O saldo favorável ao Colorado permanece de 36 gols.
Uol Esportes
Grêmio segura empate no Gre-Nal e fatura Gaúcho após cinco anos
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte