A Grã-Bretanha colocou em operação na segunda-feira uma unidade policial inspirada no FBI (polícia federal dos EUA) a fim de combater o que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chamou de a “tirania” do crime organizado.
A Agência contra Crimes Organizados Graves (Soca), que deve contar com 4.000 integrantes, enfrentará principalmente gangues especializadas no tráfico de pessoas, no tráfico de drogas e em fraudes.
O secretário do Interior da Grã-Bretanha, Charles Clark, disse que o orçamento da Soca será de mais de 400 milhões de libras (690 milhões de dólares) por ano e que parte desse dinheiro deve ser usada para colocar membros dela em agências estrangeiras tais como o FBI e a DEA (força dos EUA que combate o tráfico de drogas).
Blair disse que havia chegado o momento de agir de forma decisiva.
A agência terá novos poderes, tais como a possibilidade de usar provas obtidas por meio de escutas telefônicas, acordos para testemunhas e programas mais sofisticados de proteção a testemunhas.
No mês passado, a polícia de Londres disse que havia, segundo estimativas, 170 gangues de crime organizado de mais de 24 nacionalidades diferentes trabalhando apenas na capital do país.
Ex-policiais, ex-agentes de serviços de segurança e investigadores da alfândega e da imigração devem ser transferidos para o novo órgão.
Reuters
Grã-Bretanha lança agência inspirada no FBI
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte