Invicta no Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira coroou sua participação no torneio com uma vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, que lhe garantiu a conquista do título. O Brasil nem sentiu a ausência do seu principal atacante, Alexandre Pato, que estava suspenso no torneio.
Além do título, a Seleção sai do Paraguai com a classificação garantida para o Mundial Sub-20, que será realizado no Canadá, e para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
A Seleção volta a disputar uma Olimpíada, após o fracasso em 2004, quando não conseguiu garantir vaga no Pré-Olímpico. A seleção da Argentina será o outro representante sul-americano na China.
Com a vaga garantida, o Brasil entrou em campo solto e desperdiçou a primeira oportunidade aos 2min. Falta de Gallego em Edgar, na ponta direita brasileira. Lucas levantou na segunda trave, mas Luiz Adriano não alcançou.
Aos 9min, William levantou bola na área, a zaga colombiana afastou. Anderson apanhou a sobra, pelo lado esquerdo da área, e bateu forte. Ospina espalmou para escanteio.
A Colômbia respondeu aos 12min. Martínez esticou até Quintero, que arriscou de longa distância, assustando Cássio. Sem nenhuma chance no campeonato, a Colômbia via o Brasil atacar.
Aos 15min, Amaral invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou por cima do gol de Ospina.
Não demorou muito para sair o primeiro gol brasileiro. Aos 24min, Lucas dominou na meia direita, se livrou da marcação de Gustavo Rojas e soltou uma bomba, sem chances para Ospina.
O time brasileiro se motivou. Aos 27min, Lucas desarmou pelo meio e com passe precioso, deixou Luiz Adriano de frente para o gol. A batida cruzada no canto direito do gol de Ospina. Edgar, na cara do gol, sem goleiro, mandou a bola por cima da meta.
A Colômbia tentou o empate aos 36min. Quintero recebeu de Pino, na meia direita, levou para a perna direita e soltou a bomba. Cássio espalmou, a bola bateu no travessão e voltou a campo.
O time brasileiro marcou o segundo no final da primeira etapa. Grande jogada individual de Luiz Adriano, que se livrou de três e deixou Edgar na cara do gol. O atacante bateu consciente, por baixo de Ospina e ampliou para o Brasil.
Na segunda etapa, o time colombiano esboçou uma reação tímida. Aos 22min, Quintero fez boa jogada pela extrema esquerda, tocou até Pino, que achou espaço e bateu cruzado, à esquerda do gol de Cássio.
Aos 30min, veio a resposta brasileira. A zaga colombiana parou. Lucas foi lançado por Willian, entrou na área, mas bateu muito mal, desperdiçando a chance do terceiro.
A Seleção passou a tocar a bola e segurar o resultado. Nas arquibancadas, a torcida cantava o hino nacional e gritava: "É campeão". Bastou apenas o apito do árbitro para começar a festa dos jogadores e da comissão técnica brasileira.
Terra