Com gol de Tuta aos 43min do segundo tempo, o Fluminense arrancou um empate com o Botafogo por 2 a 2 no clássico deste domingo, no Maracanã, pela penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio. Mas o resultado teve gosto de derrota para ambos. Enquanto o time alvinegro foi eliminado do segundo turno, o tricolor ficou na ‘UTI’, praticamente fora do Estadual.
Com o resultado, o Fluminense chegou aos cinco pontos no grupo A. Como só resta mais uma rodada para o fim da Taça Rio, o time poderá chegar, no máximo, aos oito pontos. Apenas os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais e o líder Americano já tem oito, seguido pelo Flamengo, com seis.
Já o Botafogo foi a quatro pontos no grupo B e não tem mais chances de conquistar o segundo turno e, conseqüentemente, o Estadual por antecipação. A equipe só poderá chegar a sete, sendo que o vice-líder América já tem oito, atrás do Madureira, com dez. Entretanto, o time da Estrela Solitária já tem vaga garantida na final do Estadual por ter conquistado a Taça Guanabara.
O Botafogo abriu o placar com gol de Zé Roberto, mas Marcão, com um golaço de bicicleta, empatou. Ainda no primeiro tempo, Felipe Adão recolocou o alvinegro na frente.
Na etapa final, o time da Estrela Solitária abusou do direito de perder gols e após o clássico lamentou o gol de empate de Tuta no fim, após falha bisonha do zagueiro Asprilla, que deu um passe para o adversário dentro da grande área.
“Infelizmente, hoje [domingo], acabamos dando possibilidades para o Fluminense. O resultado era bom, a equipe se comportava bem, mas numa desatenção cedemos o empate”, comentou o meia Lúcio Flávio.
Na última rodada da Taça Rio, o Botafogo enfrenta a Portuguesa, no próximo domingo, às 15h, no estádio Luso-Brasileiro. Já o Fluminense faz um jogo de vida ou morte contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, no mesmo horário.
“A gente sabe que a vitória seria muito melhor. Mas, como saímos perdendo, fomos atrás do empate. Agora é tentar fazer uma boa partida em Volta Redonda e torcer para outros resultados”, disse o goleiro do Fluminense, Fernando Henrique.
O jogo
Empurrado pela sua torcida, em maior número no Maracanã, o Fluminense começou pressionando. Logo no primeiro minuto, Lenny recebeu na grande área, livre, e chutou cruzado, mas Lopes espalmou.
Mas aos 6min, o Botafogo abriu o placar num contra-ataque rápido. Dodô recebeu na grande área, matou no peito e tocou para Zé Roberto, livre na grande área, pela direita. O meia chutou forte, a bola bateu no travessão e entrou no ângulo esquerdo do goleiro Fernando Henrique.
O Botafogo se animou e voltou a assustar o rival aos 20min. Dodô pegou o rebote da defesa na entrada da área, pela esquerda e chutou forte. O goleiro do Fluminense espalmou para fora no susto.
Mas aos 22min, o Fluminense empatou com um gol de placa. Numa cobrança de falta da intermediária, Petkovic cruzou para a grande área, Ângelo cabeceou para o meio e Marcão, de bicicleta, acertou o ângulo esquerdo de Lopes.
Entretanto, a torcida tricolor mal teve tempo para comemorar. Aos 25min, Bill invadiu a área pela esquerda e cruzou na medida para Felipe Adão, que, livre no segundo pau, nem precisou pular para cabecear no canto esquerdo de Fernando Henrique e marcar o segundo do Botafogo.
O Fluminense passou a se desesperar. Em três lances seguidos, em cerca de dois minutos, Marcão, Anderson e Ângelo levaram cartão amarelo após cometerem faltas violentas em Diguinho, Zé Roberto e Bill, respectivamente.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com Arouca no lugar de Rissut e Cláudio Pitbull na vaga de Bruno. Mas foi o Botafogo que deu o primeiro susto, logo aos 3min. Dodô invadiu a área pela direita, mas foi desarmado pela zaga tricolor na hora do chute.
Melhor na marcação, o Botafogo atacava e não permitia os avanços do Fluminense. Com isso, o time alvinegro dominava o jogo, mas passou a desperdiçar muitas chances. Aos 17min, Lúcio Flávio tabelou com Diguinho na entrada da área, invadiu livre pela esquerda, mas adiantou demais e foi desarmado.
Mas o Botafogo continuava pressionando. Aos 23min, Lúcio Flávio cobrou falta da entrada da área no canto esquerdo de Fernando Henrique, mas o goleiro do Fluminense conseguiu espalmar para fora.
Como quem não faz leva, o Fluminense empatou aos 43min. Após falha de Asprilla, Tuta marcou o segundo e fechou o placar.
BOTAFOGO
Lopes; Neném, Scheidt, Asprilla, e Bill; Thiago Xavier, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Roberto (Glauber); Felipe Adão (Christian) e Dodô
Técnico: Carlos Roberto
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Rissut (Arouca), Anderson, Thiago Silva e Jean; Marcão, Ângelo (Romeu), Bruno (Cláudio Pitbull) e Petkovic; Lenny e Tuta
Técnico: Paulo Campos
Folha Online
Flu elimina Botafogo no fim, mas fica na ‘UTI’ na Taça Rio
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte