Esporte

Fifa planeja sistema de comunicação da arbitragem para Copa

Três sistemas diferentes estão sendo testados pela federação internacional em Zurique, e um deles, ou a combinação de todos os três, deve estar pronto para o in

A Fifa espera ter um novo sistema de comunicação para a arbitragem pronto a tempo de ser utilizado na Copa do Mundo deste ano. Três sistemas diferentes estão sendo testados pela federação internacional em Zurique, e um deles, ou a combinação de todos os três, deve estar pronto para o início do torneio, em 9 de junho.

“Pode ser utilizado pela primeira vez na Copa do Mundo“, disse à Reuters o diretor do Departamento de Arbitragem da Fifa, José Maria Garcia Aranda, na abertura de um workshop de arbitragem nesta terça-feira.

“É basicamente uma forma de comunicação do árbitro com os dois assistentes e o quarto árbitro durante o jogo. Podemos escolher um sistema otimizado aproveitando as melhores partes de cada um.“

Em dezembro do ano passado, a Fifa decidiu que a bola inteligente — desenvolvida para acabar com as dúvidas sobre se cruzou ou não a linha do gol — precisava de mais testes e não seria adotada no Mundial. Um sistema fechado de comunicação entre os árbitros parece bem mais simples, apesar dos problemas potenciais. “Uma das coisas mais importantes é ter certeza de que não há interferência e que as pessoas não podem escutar a conversa“, disse Garcia Aranda, ex-árbitro de Copa do Mundo.

A Uefa utilizou um sistema de comunicação dos árbitros em algumas partidas de clubes nesta temporada, mas a Fifa ainda não testou seus sistemas em nenhum jogo. Os 44 trios de árbitros que disputam vagas na Copa do Mundo se reuniram na terça-feira para um workshop de quatro dias desenvolvido para testar seus conhecimentos do esporte e níveis da forma mental e física.

A Fifa vai decidir no dia 31 de março quantos trios serão usados na Copa do Mundo, que terá 64 jogos em 12 sedes de 9 de junho a 9 de julho. “Usamos 36 trios de arbitragem na última Copa, no Japão e Coréia do Sul, mas isso foi para 20 sedes em dois países, disse o secretário geral da Fifa, Urs Linsi, na abertura do workshop. “O número exato será decidido pelo comitê, mas não será maior do que 36“.

Os árbitros passaram por testes de inglês e físico, e também será avaliada sua habilidade em lidar com stress e a interpretação das regras do jogo.


Placar

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Em jogo de sete gols, Botafogo-PB vence a Aparecidense no Almeidão e reassume liderança da Série C

2

Esporte

Sousa-PB vence o Santa Cruz-RN e se aproxima do G-4 do Grupo A3 na Série D

3

Esporte

Atacante do Treze lamenta derrota para o Iguatu, mas ressalta foco na reta final da 1ª fase: “Levantar a cabeça”

4

Esporte

Ídolo do Flamengo, Zico estará em João Pessoa no dia 17 deste mês; saiba o motivo

5

Esporte

Com desfalque e retornos, Treze terá mudanças para encarar o Maracanã