Um grupo de 171 famílias situado na ajusante do açude Cordeiro, na região do Cariri, e que sobrevivem da agricultura familiar vão contar com recursos do Fundo de Combate à Pobreza para a construção de dez barragens subterrâneas, assegurando o fornecimento de água para a irrigação, de acordo com projeto aprovado pela AESA e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca. Esta foi uma das decisões da última reunião do Conselho Gestor do FUNCEP, ocorrida nesta terça-feira, quando foi também deliberado pela destinação de recursos para bolsas de estudos de alunos carentes dos colégios Dom Vital e Francisco Mendes, em Catolé do Rocha e para a APAE de Campina Grande.
Na sétima reunião, os conselheiros aprovaram a aplicação de recursos na expansão do Programa da Sopa da Empasa, que também será estendido à Ceasa de Campina Grande e ao Agrocentro de Patos. Foram ainda assegurados recursos para entidades evangélicas de Guarabira. Elas vão instalar gabinete odontológico em alguns locais para atender pessoas carentes e também farão cursos de capacitação de jovens em informática.
Na área de Educação, será destinada verba para instalação de uma escola no Bairro da Glória, para onde serão removidas famílias de baixa renda que atualmente estão em áreas de risco, em Campina Grande. Já na área de Saúde foram aprovados recursos para o Hospital de Esperança, para a conclusão do Hospital de Catolé do Rocha e para melhoramentos da maternidade de Puxinanã, assim como para o Hospital do Câncer da Fundação Rubens Dutra.
O secretário de Planejamento e Gestão, Franklin de Araújo Neto fez uma apresentação sobre a aplicação dos recursos no exercício de 2005. Ele explicou que o FUNCEP possui uma receita limitada, estimada em R$ 2,5 milhões mensais e lembrou a prioridade que é dada para as áreas de educação e saúde dentro da visão de que os investimentos públicos nestes setores levam à melhoria da qualidade de vida e à redução da pobreza. O secretário Armando Abílio, que conduziu parte da reunião, apresentou o relatório da Controladoria Geral do Estado relativo à prestação de contas do Fundo, sendo considerado que os gastos estão em conformidade com a legislação.
Fonte: Secom PB