Uma exposição fotográfica em Londres está destacando algumas das mais genuínas manifestações da cultura popular nordestina. Trata-se da exposição “Popular pageants in Pernambuco”, do fotógrafo Evaldo Parreira. A exposição fica até o dia 23, na Canning House, espaço cultural da organização do Conselho Luso-brasileiro na Inglaterra, que tem sido muito atuante no intercâmbio cultural entre o Reino Unido e a América Latina.
A exposição fotográfica aproveita a visita recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estimula ainda mais o interesse dos britânicos pelo Brasil. Na exposição, 15 fotos retratam momentos especiais do Maracatu rural, do Reisado, no município de Buíque, e da Missa do Vaqueiro, na cidade de Serrita, Alto Sertão. Fotos apresentam ainda a beleza do Parque Nacional do Catimbau, em Buíque, o segundo maior sítio arqueológico brasileiro, que tem sido considerado, pelo Ministério do Turismo, a principal atração do Estado de Pernambuco. Foliões vestidos de papangu e bonecos gigantes também fazem parte da exposição fotográfica, que pretende destacar aos visitantes as variedades culturais nordestinas.
É justamente divulgar as manifestações artísticas brasileiras que o fotógrafo Evaldo Parreira busca através de seu trabalho, que já foi destaque em revistas e jornais de circulação nacional. Há mais de dez anos, ele trabalha com cultura e turismo, já tendo clicado as belezas da Paraíba. As fotos são acompanhadas por textos que informam ao visitante o sentido da romaria e da Missa do Vaqueiro que substitui a hóstia por queijo e rapadura, tendo seu “altar” no lugar onde o vaqueiro Raimundo Jacó foi assassinado cruelmente em 1954. Os textos, escritos pelo sócio de Evaldo no trabalho de “marketing turístico-cultural”, Horácio Abiahy, explicam ainda a origem do maracatu, que é uma prova do sincretismo religioso na celebração negra de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, e do reisado, adaptação popular das louvações portuguesas aos três reis magos.
A exposição é organizada pela ativista cultural Cristina Carneiro de Mendonça. Para Evaldo Parreira, que nasceu na cidade de Olinda, patrimônio cultural da humanidade conforme a Unesco, a exposição ressalta a força do povo nordestino. As belíssimas e instigantes fotos de Evaldo Parreira demonstram a importância da valorização das expressões artísticas e religiosas populares em um momento de trocas culturais intensas entre os povos.