Esporte

Esquerda francesa apela a protesto contra o Contrato Primeiro Emprego

None

Toda a esquerda francesa, do Partido Socialista (PS) aos trotskistas e ecologistas, fizeram nesta quarta-feira um apelo à participação popular nas manifestações previstas para esta quinta-feira e sábado contra o Contrato Primeiro Emprego (CPE) defendido pelo governo, e atacado por sindicatos e movimentos estudantis.

Em comunicado comum, os partidos voltaram a pedir a retirada do CPE – uma solução rejeitada categoricamente pelo governo – e se dispuseram a apoiar as manifestações estudantis, anunciando sua presença nas passeatas previstas para sábado em todo o país contra o CPE.

Dez partidos e organizações, entre eles o PS, o Partido Comunista Francês (PCF) os ecologistas e Liga Comunista Revolucionária (LCR) assinaram a nota na qual afirmam : “Juntos, podemos vencer”.

“Apoiamos a retirada do CPE”, o novo contrato reservado aos jovens e acusado de agravar a precariedade trabalhista. Os partidos de esquerda consideram que tal retirada é “um pré-requisito a qualquer negociação”.

O presidente da França, Jacques Chirac, reafirmou nesta quarta-feira seu apoio ao premier Dominique de Villepin, que descartou retirar o CPE, e expressou o desejo de abertura de um diálogo.


AFP

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Executivo do Botafogo-PB rasga elogios ao atual elenco, mas ressalta: “Estamos atentos ao mercado”

2

Esporte

Treze-PB comunica saída do goleiro Filipe Garça; destino deve ser a Ferroviária

3

Esporte

Botafogo-PB contrata atacante Welder, ex-CRB e Vitória

4

Esporte

Sousa é derrotado pelo América-RN e perde a segunda consecutiva na Série D

5

Esporte

CBF afasta árbitro e assistente de empate polêmico entre Treze x Atlético-CE