Alegando ter perdido mercado no exterior depois da queda do dólar, o empresário baiano André Dias, 65, quer aproveitar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado para impulsionar as vendas dos 20 mil charutos que fabrica por mês em Cruz das Almas (142 km da capital baiana). Como estratégia de marketing, Dias pretende entregar hoje ao presidente um charuto de 2 metros de altura e 30 cm de diâmetro, durante a visita que Lula fará à cidade para lançar a Universidade Federal do Recôncavo.
André Dias, que há quase dois anos criou o “Dom Lula”–marca de charuto em homenagem ao presidente–, disse que gastou cerca de 30 mil folhas de fumo para fabricar o presente que deverá ser entregue a Lula. “A trajetória humilde do presidente é um exemplo para todos nós”, disse.
No mercado nacional, uma caixa com duas unidades do charuto que leva o nome do presidente custa R$ 9. “Acredito que a indústria de charutos precisa formar novos consumidores e chegar até o público jovem”, disse o empresário, ao comentar a faixa de preço de seu novo produto, que possui quatro versões: menta, baunilha, chocolate e natural.
A caixa do “Dom Lula” traz uma foto de um homem que tem alguma semelhança com o presidente da República –cabelos e barba grisalhos– usando um chapéu panamá.
Ontem, antes de seguir para Cruz das Almas, Dias justificou o nome da linha de charutos de acordo com uma lenda da região do Recôncavo Baiano, que concentra a produção de fumo no Estado. “Dom Luiz era um fantasma namorador, virava e mexia era apontado como o responsável pela gravidez de algumas das centenas de mulheres que trabalham na classificação das folhas de fumo, as charuteiras. E, pouco tempo depois [de Lula ganhar as eleições], as pessoas passaram a chamar o fantasma de Dom Lula.”
Além da caixa com duas unidades, o “Dom Lula” também é encontrado em embalagens com cinco charutos. De acordo com Dias, o produto é um “short filler” (feito com fumo picado), porém totalmente artesanal.
Folha Online
Empresário quer entregar charuto de 2 metros ao presidente
Como estratégia de marketing, Dias pretende entregar hoje ao presidente um charuto de 2 metros de altura e 30 cm de diâm
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte