Esporte

Eleição do Vasco: Eurico vence, mas eleição está sub judice

A eleição para o Conselho Deliberativo, que escolherá o presidente e a diretoria do Vasco para o triênio 2007-2009, terminou mas não acabou.

A eleição para o Conselho Deliberativo, que escolherá o presidente e a diretoria do Vasco para o triênio 2007-2009, terminou mas não acabou. Nas urnas, a chapa azul, que representa Eurico Miranda e a situação, levou a melhor e venceu por 1.848 votos a 1.409.

Click aqui e veja os bastidores das eleições

No entanto, a oposição conseguiu que o resultado fique sub judice, à espera da decisão da Justiça. O grupo, que tem como candidato a presidente Roberto Dinamite, alega que cerca de 600 pessoas que não estavam originalmente na lista de sócios aptos a votar participaram do pleito.

Click aqui e veja que os candidatos já discutiam antes da eleição começar

Ao fim da apuração, entre uma baforada e outra em um charuto, Eurico Miranda disse que a eleição não está sub judice.

– A eleição não está sub judice coisa nenhuma. O que houve é que as urnas foram acauteladas para o caso de alguém tentar impugnar o resultado. Se estivesse sub judice, o resultado não seria proclamado – afirmou o dirigente ao repórter Victorino Chermont, do SporTV, no ginásio de São Januário, onde foram realizadas tanto as eleições quanto a apuração.

Por outro lado, Roberto Dinamite afirmou que a urna considerada problemática pela sua chapa foi impugnada pela Justiça, sim.

– Se a urna que foi impugnada pela Justiça, pois tinha várias irregularidades, for desconsiderada, nós ganhamos a eleição por 50 votos. Então, ainda não houve um vencedor – disse o ex-jogador, que era hostilizado verbalmente por parte dos presentes.

Na realidade, se a Justiça desconsiderar os votos da primeira urna, a chapa branca vencerá por 43 votos, com 1.237 contra 1.194. De concreto mesmo é que o promotor público Carlos Andrezano esteve na eleição. Ele deixou o local com a lista de sócios e disse que vai analisar se houve irregularidade.

– Vou analisar a questão da lista de votação. Vai haver uma perícia em relação à situação dos sócios. Se comprovada alguma irregularidade, apresentarei a denúncia. Nesse caso, a eleição pode ser anulada – disse Carlos Andrezano, que ficou o dia inteiro no clube.

Click aqui e veja que o promotor ficou durante todo o dia em São Januário

Os votos supostamente irregulares estariam todos na primeira urna, que deu uma larga vantagem para a situação: foram 654 votos contra 172 da oposição. O grupo de Roberto Dinamite teve pequena vantagem na segunda, com 302 votos contra 245.

A terceira urna trouxe mais polêmica e teve de passar por uma recontagem, mas a única diferença encontrada foi um voto nulo que não havia sido computado. Eurico Miranda levou a melhor e teve a preferência de 539 eleitores, contra 479.

Antes mesmo do encerramento da apuração, a chapa de Eurico já comemorava a vitória. Com direito a champanhe e queima de fogos, os membros e sócios que apóiam a situação cantaram o hino do Vasco e o tradicional grito de "Casaca", além de ironizarem Roberto Dinamite aos gritos de "Vice de novo".

A festa aumentou ainda mais com a apuração da última urna. A vitória da chapa branca, 456 votos contra 410, foi insuficiente para virar o resultado, e deu a vitória provisória à situação.

Apesar das reclamações da chapa branca sobre irregularidades na lista de sócios, a eleição transcorreu em clima tranqüilo durante quase todo o dia. Apenas no fim da votação começaram os problemas, primeiro com a expulsão de Luís Américo de Paula Chaves, advogado do MUV (Movimento Unido Vascaíno), membro da oposição. Ele conseguira uma liminar para entrar no clube, mas a situação conseguiu cassá-la, e ele saiu de São Januário hostilizado.

Depois, Roberto se desentendeu com um sócio. O ex-atacante cruzmaltino disse que foi ofendido com um gesto, resolveu tirar satisfações, e foi xingado por membros da situação. Outro momento de maior tensão foi quando Eurico Miranda esbravejou contra a imprensa, durante a apuração, dizendo que não daria mais entrevistas e que o Vasco "é uma ditadura".

Ele recuou da decisão e voltou a falar com os jornalistas. No fim, enquanto Eurico dava uma entrevista para o SporTV, um apagão encerrou mais uma tumultuada eleição no clube carioca. 

Leia mais
»Dinamite: "Ganhamos por 50 votos"
»Xingado, Dinamite diz: "Eles queriam estar comigo"
»Chapas comentam resultado provisório
»Lista de sócios estaria irregular em São Januário
»Sócio que estava suspenso consegue votar
»Jornalista Sérgio Cabral confirma voto em Dinamite
»Dinamite ameaça parar as eleições
»Candidatos discutem antes da eleição
»Promotor do MP fiscaliza a votação


Fonte:
Globo.com

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Campinense contrata o volante Pedro Santos, ex-América-RN

2

Esporte

Serra Branca anuncia a contratação do atacante Carlos Renato, ex-Santa Cruz e Botafogo-PB

3

Esporte

Botafogo-PB anuncia contratação do lateral-direito Ronaldo, ex-América-MG

4

Esporte

Medalhista olímpica Rebeca Andrade estará em João Pessoa como embaixadora dos Jogos da Juventude

5

Esporte

Gabriel Bortoleto é confirmado pela Sauber e Brasil volta a disputar Fórmula 1 após sete anos fora da competição