Esporte

Edmílson é cortado por causa de lesão, e Mineiro é chamado

Zagueiro-volante Edmílson foi cortado da seleção brasileira, por causa de uma lesão no menisco lateral do joelho direito. Para seu lugar, foi convocado o volant

O zagueiro-volante Edmílson foi cortado da seleção brasileira, nesta quarta-feira, por causa de uma lesão no menisco lateral do joelho direito. Para seu lugar, foi convocado o volante Mineiro, do São Paulo.

“Há dois dias o Edmílson teve uma dor no joelho direito, que estava inchado. Então fizemos tratamento e o problema evoluiu bem. Mas no jogo contra o Lucerna, nesta terça-feira, ele tentou chutar a bola e o joelho voltou a incomodar na hora”, afirmou o médico da seleção José Luiz Runco.

“Então fizemos um exame de ressonância magnética nesta quarta e foi constatada uma ruptura no menisco lateral do joelho direito, resultando no corte da seleção”, completou.

Segundo Runco, Edmílson já havia reclamando do dores no joelho antes e voltou a senti-las há cerca de dois dias. “Já naquele momento tivemos uma dúvida”, admitiu o médico. O atleta foi medicado e submetido a treinamento de fortalecimento muscular. Reagiu bem, mas voltou a confessar o incômodo após o amistoso.

Toda seleção participante do Mundial pode alterar sua lista de inscritos, por problemas médicos, até a véspera de sua estréia no torneio, de acordo com a norma da Fifa.

Segundo Runco, a previsão é de que Edmílson, campeão do mundo em 2002, precise de até quatro semanas para se recuperar. Abalado, o jogador deixou o estádio Thermoplan sem falar com os jornalistas e disse que daria entrevistas mais tarde.

Em coletiva na semana passada, o técnico Carlos Alberto Parreira incluiu Edmílson, o meia Juninho Pernambucano e o atacante Robinho como jogadores que “não poderiam ser considerados reservas na seleção”. Edmílson foi convocado como volante por Parreira, mas também era uma opção para a zaga, em caso de necessidade do treinador.

Durante a preparação da seleção em Weggis, Edmílson chegou a se desentender com o atacante Adriano em dois treinos. Parreira afirmou que conversou com os dois atletas e declarou que o problema estava resolvido. Runco descartou que as divididas entre os dois tenha alguma relação com a lesão. “Não, não teve, porque esse fato (surgimento das dores) já tinha ocorrida antes disso”, disse o técnico.

Na temporada 2004-05, semanas depois de trocar o Lyon pelo Barcelona, Edmílson sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito em partida contra o Numancia pelo Campeonato Espanhol. Com o menisco e os ligamentos cruzados do joelho direito comprometidos, o volante passou seis meses afastado do futebol.

Mas Runco afirmou que a nova lesão não tem ligação com a anterior. Edmílson afirmou ao médico que o novo problema pode ter surgido durante os jogos finais da Liga dos Campeões. “O exame da cirugia que foi feita anteriormente foi muito boa”, comentou o médico.

Concentrado com o elenco do São Paulo, Mineiro está listado para a partida do time paulistano contra o Fluminense, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo o superintendente do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, o volante não será poupado e vai a campo.

A última convocação do atleta para a seleção aconteceu em abril do ano passado, em amistoso contra a Guatemala. Na ocasião, apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados.

De acordo com o site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a primeira vez que o volante do São Paulo defendeu a seleção foi em março de 2001 (quando era da Ponte Preta), com Emerson Leão. Ele enfrentou o Peru, pelas eliminatórias para a Copa de 2002.

Com Mineiro, a seleção passa a ter três jogadores de clubes brasileiros, ao lado de Rogério Ceni, seu companheiro de clube, e de Ricardinho, do Corinthians.

Em 2002, a seleção enfrentou problema semelhante, quando o volante Emerson foi cortado na última hora após se contundir em um “rachão”. Improvisado no gol, ele lesionou o ombro ao fazer uma defesa.


UOL

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Sousa vence o Serra Branca e segue com 100% no Campeonato Paraibano

2

Esporte

Flamengo joga em Campina Grande com ingressos por até R$ 380, nesta quinta-feira, em disputa do Campeonato Carioca

3

Esporte

Com tranquilidade, Botafogo-PB vence Esporte de Patos e dorme na liderança isolada do Paraibano

4

Esporte

Auto Esporte anuncia a contratação do atacante Pedrão, ex-Nacional de Patos

5

Esporte

Dione e Alex Sandre passam por cirurgia no joelho e adiam estreia pelo Treze