Esporte

David Beckham será o esportista mais bem pago dos Estados Unidos

Depois de sofrer vários reveses nos últimos três anos em sua estelar carreira nos campos de futebol, o jogador inglês David Beckham, 31 anos, vai se transformar

Depois de sofrer vários reveses nos últimos três anos em sua estelar carreira nos campos de futebol, o jogador inglês David Beckham, 31 anos, vai se transformar no esportista mais bem pago dos Estados Unidos ao integrar, a partir da próxima temporada, a equipe do LA Galaxy de Los Angeles.
O anúncio de Beckham de que não renovará seu contrato com o Real Madrid, que termina em junho, pôs fim às especulações sobre o futuro de um dos astros do futebol que mais rendeu manchetes de jornais.

Muito previram um fim pouco brilhante para Beckham, que renunciou ao título de capitão da seleção inglesa depois do medíocre desempenho da equipe na Copa do Mundo da Alemanha-2006, e que, desde a chegada do técnico italiano Fabio Capello ao Real Madrid, se viu relegado à reserva.

Alguns o viam, inclusive, como um jogador em decadência.

Mas o inglês foi o último a rir: não apenas o novo contrato lhe proporcionará 250 milhões de dólares em cinco anos, como o transformará na figura de mais renome na liga americana de futebol, a Major League, desde sua criação em 1996.

Aquele que há 13 anos era um desconhecido jogador do Manchester United não só ganhará agora um milhão de dólares por semana, como também obterá 100% dos direitos pelo uso comercial de sua imagem.

O marido da ex-Spice Girl Victoria virou assim uma marca própria, cujas possibilidades publicitárias são indiscutíveis: sua imagem faz disparar as vendas dos produtos que promove, de camisetas a celulares.

Isso significa que, para o Los Angeles Galaxy, essa contratação constitui uma aquisição estratégica, que aumentará o fluxo de caixa.

Mas Beckham – que já conta com uma fortuna pessoal calculada em 165 milhões de dólares, o que faz dele o jogador inglês mais rico – assegurou que seu motivo para ir para a Califórnia não é o dinheiro ou a insistência de sua esposa.

A imprensa britânica não deu crédito às declarações do astro de que sua intenção é tornar o futebol um esporte mais popular nos Estados Unidos. O Daily Mail, por exemplo, fala da motivação financeira e que foi Victoria "quem decidiu por ele, já que tem esperanças de relançar sua carreira na América do Norte".

O Daily Mirror observa, sarcástico, que a única dificuldade para o casal será gastar um milhão por mês.

O seríssimo Financial Times também destaca em sua primeira página a transferência de Beckham e assinala que a transação "é considerada uma das mais lucrativas do esporte profissional".

"Seus patrocinadores esperam que ele converta os Estados Unidos ao futebol", revela The Guardian, mas isso parece uma tarefa difícil já que os "americanos acham que o futebol é um esporte para crianças" e que, além do mais, David Beckham é praticamente um semidesconhecido em Los Angeles.

Esta decisão mostra acima de tudo "a conclusão de uma estratégia que visa a preservar sua imagem de grife depois que (seu talento no) futebol começou a se apagar", analisa The Guardian.

"Posh (apelido de Victoria) leva Beckham para os Estados Unidos numa tentativa de manter seu status de superstar", afirma The Daily Telegraph A imprensa dos Estados Unidos também reportou com destaque a notícia da chegada de Beckham, tanto os grandes jornais nacionais como o New York Times e o Washington Post, assim como os jornais locais da Califórnia, que, ao contrário dos ingleses, prognosticam que o jogador – que deve estrear em agosto na Major League – será recebido como uma estrela de Hollywood.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com nova comissão técnica e 17 jogadores já confirmados no elenco, Botafogo-PB inicia pré-temporada na próxima semana

2

Esporte

Serra Branca contrata o centroavante Yuri Tanque, ex-CSA e Floresta

3

Esporte

Campinense acerta a contratação do zagueiro Anderson Júnior, ex-Potiguar de Mossoró

4

Esporte

Pombal acerta a contratação do técnico Jazon Vieira

5

Esporte

Treze-PB acerta a contratação do volante Karl, ex-Volta Redonda