11 de Setembro

Construção de memorial do 11 de Setembro começa em NY

Quatro anos e meio depois dos atentados de 2001, nos Estados Unidos, a construção em Nova York de um memorial no lugar onde havia as torres

Quatro anos e meio depois dos atentados de 2001, nos Estados Unidos, a construção em Nova York de um memorial no lugar onde havia as torres do World Trade Center teve início nesta segunda-feira, apesar dos protestos na Justiça de parentes das vítimas. 

Os primeiros trabalhos se resumem à limpeza dos escombros e à preparação do terreno, mas ainda assim “será uma verdadeira inauguração”, afirmou Gretchen Dyskstra, presidente da Fundação pelo Memorial do World Trade Center.

“Depois dos atentados, muitas pessoas ao redor do mundo construíram monumentos temporários, mas já é hora de erguer um memorial permanente para homenagear os mortos e explicar o que aconteceu às futuras gerações”, comentou.

Reflecting Absence (Refletindo Ausência), do arquiteto Michael Arad, foi selecionado entre 5.201 projetos apresentados em um dos maiores concursos internacionais de arquitetura jamais realizados.

Parentes de vítimas criticam o projeto, porque desejam que se mantenham intactas as marcas das torres, por considerarem que elas representam “a última cicatriz do 11/09 neste solo”, explicou Anthony Garner, diretor de uma associação que apresentou recentemente uma queixa para tentar adiar o início dos trabalhos.

“É um monumento horrível. Os americanos não virão para ver essa coisa subterrânea no meio da água”, disse Rosaleen Tallón, irmã de um bombeiro que morreu nos atentados, e que iniciou ontem à noite um protesto na Zona Zero.

Tallón é membro da Coalizão de Famílias do 11 de setembro, que anunciou mobilizações populares e a apresentou um requerimento judicial para deter as obras, que devem terminar em 2009 a um custo mínimo de US$ 500 milhões.

Além de não querer que os nomes de seus parentes figurem sob a terra, o grupo alega motivos de segurança para rejeitar o memorial, que, afirma, não poderá ser evacuado com rapidez em caso de emergência.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze-PB comunica saída do goleiro Filipe Garça; destino deve ser a Ferroviária

2

Esporte

Botafogo-PB contrata atacante Welder, ex-CRB e Vitória

3

Esporte

Sousa é derrotado pelo América-RN e perde a segunda consecutiva na Série D

4

Esporte

CBF afasta árbitro e assistente de empate polêmico entre Treze x Atlético-CE

5

Esporte

Botafogo-PB anuncia a contratação do meia Sillas, ex-Santa Cruz e Campinense