A equipe de caratecas da Federação Paraibana de Karatê Interestilos (FPBKI) conseguiu o apoio que precisava para representar o Estado no 9º Campeonato Norte-Nordeste da modalidade, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, em Natal. Com o incentivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado 85 lutadores paraibanos buscarão uma vaga no Pan-americano de Karatê Interestilos, a ser realizado em agosto, em Foz do Iguaçu (PR), e no Campeonato Brasileiro, disputado em novembro no Estado de Goiás.
De acordo com o vice-presidente da FPBKI, Tiago César, alguns caratecas chegaram a pedir ajuda financeira da sociedade civil nos semáforos da capital na última semana. Inclusive competidores campeões brasileiros e estaduais integraram esta equipe. “Os atletas reclamavam que não teriam como custear transporte, inscrição e alimentação, entre outras coisas. Como até então não tínhamos a garantia de apoio dos órgãos públicos, eles decidiram pedir dinheiro nos sinais. Mas agora já passamos para eles que ao menos o problema do transporte foi resolvido”, explicou Tiago, na manhã de ontem.
O campeão paraibano na categoria juvenil B faixa verde a preta, Luiz Bruno destacou o apoio da imprensa que, segundo ele, “chamou a atenção dos órgãos públicos para o problema”. Um dos atletas mais dedicados da Associação Shuri de Karatê Interestilos (Askai), Bruno sonha participar de competições ainda mais importantes. “Eu costumo consultar a internet para ver quando serão realizadas as competições. Essa semana vi que Mundial Juniores será na Romênia. Participar de um evento deste, hoje parece uma realidade distante para nós, mas um dia eu chego lá”, avisou.
Mil e quinhentos atletas de 14 estados participarão do evento
O ginásio de esportes Humberto Nesi, o Machadinho, em Natal vai ficar pequeno para os 1.500 atletas de 14 Estados do Norte e Nordeste do país que participarão do 9º Campeonato Regional de Karatê Interestilos. Segundo o presidente da Federação norte-rio-grandense da modalidade, André Luiz, inscreveram-se competidores do Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Pará, além de Rio Grande do Norte e Paraíba.
“A equipe potiguar será formada por 300 atletas, inclusive com estudantes de escolas estaduais, como Floriano Cavalcanti, Ferreira Itajubá, Maia Neto, Lourdes Guilherme e Antônio Pinto”, disse o dirigente.
André Luiz lembrou que grandes duelos devem acontecer contra as seleções do Ceará e Paraíba. “Os cearenses já conquistaram várias edições e a Paraíba vem melhorando seu nível técnico a cada dia”, destacou.
SóEsporte.com
Caratecas paraibanos conseguem apoio e vão para Regional disputar vaga
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte