O torneio Clausura do Campeonato Uruguaio recomeça no próximo sábado, após três semanas de interrupção por atos de violência que resultaram na morte de um torcedor e deixaram outro gravemente ferido.
As autoridades uruguaias e a associação de futebol do país concordaram em aumentar as medidas de controle e segurança nos estádios, proibir a venda de bebidas alcoólicas em seu interior e impedir que os clubes presenteiem torcedores com ingressos.
O torneio foi interrompido no último dia 11, quando Héctor da Cunha, de 35 anos, torcedor do Cerro, foi morto apunhalado por membros de torcidas organizadas do Peñarol perto do Estádio Centenário, em Montevidéu.
Em outro incidente, um outro membro de uma organizada, mas do Cerro, também agrediu no mesmo local um torcedor do Peñarol de 17 anos com um punhal, que se recupera após ser operado.
A Justiça uruguaia processou e prendeu três homens pela morte do torcedor do Cerro e outro pela agressão ao do Peñarol.
Como conseqüência dos incidentes, o Tribunal Penal da Associação Uruguaia de Futebol puniu Peñarol e Cerro com a perda de 12 e seis pontos.
As decisões judiciais foram apeladas pelos clubes e ratificadas pelo Tribunal.
Com isso, o Peñarol acaba praticamente sem chances de conquistar o título, além de ficar longe dos torneios internacionais de 2007. Para o Cerro, a perda dos pontos coloca o time mais perto do rebaixamento.
Agência EFE
Campeonato Uruguaio volta após paralisação por violência
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte