O coronel brasileiro de aviação Marcos Pontes, o astronauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Jeffrey Williams foram apresentados hoje, oficialmente, como tripulantes da Soyuz TMA-8. A nave viajará em 30 de março à Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a agência de notícias EFE, a apresentação dos três futuros ocupantes da plataforma orbital foi feita durante uma entrevista coletiva no Centro de Capacitação de Cosmonautas Yuri Gagarin, nos arredores de Moscou.
O comandante da tripulação, Vinogradov, anunciou que o programa de atividades a bordo da ISS prevê pelo menos duas caminhadas espaciais, assim como receber dois cargueiros russos Progress e uma nave americana Discovery.
A bordo do Discovery, cujo lançamento está previsto para maio, chegará à ISS o alemão Thomas Reiter que será o primeiro astronauta da Agência Espacial Européia (ESA) a se unir como tripulante titular nas missões na estação internacional.
Pontes, o primeiro brasileiro que viajará ao espaço, comentou que, durante sua permanência a bordo da ISS, realizará a Missão Centenário. A operação é um programa de nove experimentos científicos e técnicos. Ao comentar suas impressões sobre a permanência no Centro Gagarin e a preparação para o primeiro vôo espacial, Pontes descobriu o que é o inverno russo. O astronauta disse que quando chegou a Moscou em janeiro passado os termômetros marcavam -27º C. O piloto participou de treino de sobrevivência à intempérie com -30º C.
Agência Estado
Brasileiro é apresentado como tripulante da nave Soyuz
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte