A brasileira Helena Halevy, 59, e seu marido, o israelense Rafi Halevy, 63, serão enterrado neste domingo no cemitério do assentamento judaico de Kedumin, norte da Cisjordânia. O casal foi vítima de ataque terrorista na última quinta-feira (30).
A ação terrorista ocorreu por volta das 21h45 (16h45 de Brasília), perto de um posto de gasolina na entrada do assentamento judaico de Kedumim, onde a brasileira e seu marido viviam.
As outras duas vítimas são Shaked Lasker, 16, também de Kedumim, e Reut Feldman, 20, de Herzliya (subúrbio de Tel Aviv). Ambos foram enterrados na tarde desta sexta-feira.
Em agosto de 2001, o brasileiro Giora (Jorge) Ballaz, 60, e outras 14 pessoas, morreram em um atentado suicida em um restaurante de Jerusalém. A ação foi reivindicada pelo grupo terrorista Hamas. Em julho do ano passado, Dana Galkovitz, 22, foi morta após ser atingida por um míssil palestino Qassam [de fabricação caseira]. Ela foi enterrada no cemitério de Bror Chail, no sul de Israel.
O suicida, que estava vestido como um judeu ortodoxo, pediu carona ao casal, assim como os outros dois jovens, e detonou os explosivos dentro do veículo, causando, além de sua própria morte, a das outras quatro pessoas.
O suicida responsável pelo ataque é Mahmoud Masharka, 24. Seu irmão foi preso em Hebron pelo Exército israelense nesta sexta-feira.
Devido às chamas, os médicos tiveram de esperar cerca de uma hora para se aproximar do veículo. A força da explosão lançou vários pedaços do veículo pela a região.
Nesta sexta-feira, o Itamaraty divulgou um comunicado lamentando a morte da brasileira.
Leia a seguir íntegra do comunicado:
“O governo brasileiro recebeu, com consternação, a notícia do atentado que vitimou, próximo ao assentamento judaico de Kedumin, na Cisjordânia, quatro civis israelenses, entre eles a cidadã brasileira-israelense Helena Levy.
O Brasil condena com veemência esse injustificável ato de violência e exorta as partes em conflito a evitar toda ação que contribua para estimular escalada de hostilidades e enfrentamentos na região.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato com a família da sra. Levy e vem prestando toda a assistência necessária.
O governo brasileiro transmite suas mais sinceras condolências aos familiares da sra. Levy, bem como às famílias das demais vítimas do mencionado atentado.”
Fonte: Folha Online
Brasileira morta em ataque na Cisjordânia será enterrada amanhã
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte