A Confederação Brasileira de Futebol oficializará na quarta-feira a candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014.
"Vamos apresentar no Japão um documento de registro do interesse do Brasil pela Copa do Mundo. Agora esperamos o Caderno de Encargos da Fifa, que será respondido e entregue até março do ano que vem", disse à Reuters o porta-voz da entidade, Rodrigo Paiva, nesta terça-feira.
A CBF informou através de seu site oficial que o presidente Ricardo Teixeira apresentará a proposta brasileira à Fifa em Tóquio, onde os dirigentes da entidade acompanham o Mundial de Clubes.
O acontecimento está marcado para às 11h de quarta-feira (horário local, madrugada de terça para quarta-feira no horário de Brasília). A data de abertura das inscrições estava marcada para fevereiro, mas foi antecipada pela Fifa.
De acordo com o rodízio de continentes estabelecido pela federação internacional para as sedes das Copas, a América do Sul seria o local determinado para 2014.
O Brasil deve ser candidato único, e a Fifa anunciou na semana passada que se apenas um país apresentar candidatura e se todas as exigências forem cumpridas, o processo será acelerado. O limite para inscrições dos países interessados é 18 de dezembro.
A única vez que o Brasil recebeu uma Copa do Mundo de futebol foi em 1950, quando foi vice-campeão após derrota para o Uruguai na final.
O Comitê Executivo da Fifa tomará uma decisão sobre a sede em novembro de 2007.
Reuters