Terminou com vitória a temporada 2006 da Seleção Brasileira. Após o fracasso na Copa do Mundo da Alemanha, a equipe passou a ser dirigida pelo ex-jogador Dunga e conquistou cinco triunfos em seis partidas, o último deles nesta quarta-feira, por 2 a 1, sobre a Suíça, na Basiléia.
Eliminada do Mundial sem levar um gol, a equipe da casa não mostrou a mesma eficácia defensiva no amistoso. Luisão, aos 22min do primeiro tempo, aproveitou a fragilidade adversária e marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Elano.
A zaga suíça falhou ainda mais feio aos 35min, quando o goleiro Zuberbühler tentou dar chutão após recuo e acertou Djorou. A bola ficou limpa para Kaká, que tocou para o gol vazio e ampliou.
Na etapa final, os anfitriões continuaram mal até os 24min, quando Maicon tentou cortar cruzamento e jogou contra a própria rede. Já com Ronaldinho em campo, a Seleção Brasileira teve de contar com boas defesas de Helton para segurar o resultado.
O jogo
Desde o início da partida, o Brasil soube tirar proveito da fragilidade dos donos da casa. A propalada solidez defensiva da Suíça foi questionada logo aos 3min, quando Fernando dominou com liberdade e bateu de fora da área. Aos 12min, Sobis cabeceou livre, mas a finalização foi fraca.
Elano, minutos mais tarde, recebeu na direita em contra-ataque e tentou a virada para Kaká, mas a zaga evitou o arremate do camisa dez, colocando pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, aos 22min, Luisão subiu no primeiro pau, antecipou-se à defesa e abriu a contagem na Basiléia.
O time suíço, que não levou nenhum gol na Copa do Mundo, entregou mais um de bandeja para o Brasil, aos 35min. Vonlanthen recuou para o goleiro Zuberbühler, que chutou em cima do companheiro Djorou. A sobra ficou limpa para Kaká, que tocou para o gol vazio.
Após o intervalo, as alterações realizadas por Jakob Kuhn não surtiram o efeito desejado e o Brasil seguiu criando. Aos 3min, Sobis deu trabalho ao camisa um suíço em cabeçada. Pouco depois, Juan só não marcou após cobrança de escanteio porque a zaga tirou em cima da linha.
Ronaldinho e Tinga foram os primeiros brasileiros do banco a entrarem em campo. Aos 16min, substituíram Robinho e Fernando, respectivamente. Em seu primeiro lance, o meia-atacante do Barcelona acertou bom passe para Kaká, que bateu de perna esquerda na trave.
Mesmo mal na partida, a Suíça contou com a contribuição brasileira para descontar. Aos 24min, o lateral-direito Maicon tentou cortar cruzamento da direita, surpreendeu o goleiro Helton, acertando seu canto esquerdo, e marcou contra.
Animados com o gol, os donos da casa partiram em busca do empate. Aos 28min, Barnetta recebeu cruzamento rasteiro da direita e bateu forte, obrigando o camisa um brasileiro a fazer grande defesa. Com alguma dificuldade, o time de Dunga manteve a vantagem no placar até o apito final.
Redação Terra