O Botafogo-PB fez valer o mando de campo do Almeidão logo na estreia em 2025. Na noite deste sábado (4), venceu o Maranhão pelo placar mínimo para se classificar para a 2ª fase da pré-Copa do Nordeste.
Embora o primeiro tempo tenha sido de grandes chances, o gol da classificação só saiu na segunda etapa. Pouco depois de ser acionado pelo técnico João Burse no banco de reservas, Igor Maduro colocou o Belo à frente no placar.
Na última etapa da classicatória do torneio regional, o Alvinegro da Estrela Vermelha enfrentará o Moto Club, também em casa. O jogo está marcado para a quarta-feira (8), mas a CBF ainda não confirmou o horário.
Próximos jogos
No próximo domingo (12), às 16h, Belo e MAC fazem suas respectivas estreias nos estaduais. O adversário do Alvinegro será o Nacional de Patos, novamente no Almeidão. Por outro lado, o primeiro desafio do Bode no Maranhense é contra o Moto Club, no Castelão, em São Luís.
O JOGO – Botafogo-PB 1 x 0 Maranhão
Sob seus domínios, o Botafogo-PB entrou em campo com a intenção de dominar o jogo desde o início. Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, o camaronês Paul Henry exigiu do goleiro Jean. No lance seguinte, o atacante voltou a arriscar, mas parou na defesa quadricolor. Recuado no campo do adversário, o Maranhão se limitava a resistir ao domínio alvinegro.
Depois da pressão inicial, o Belo diminuiu o ritmo e, também com o Bode mais à vontade em campo, a partida se tornou mais equilibrada. Assim, aos 18 minutos, Ryan avançou com perigo pelo lado esquerdo e deixou dois defensores pelo caminho. No arremate, Saulo fez uma grande defesa, evitando o que seria a grande oportunidade do MAC no primeiro tempo.
Em jogada construída pelo lado esquerdo aos 33, Nicolas encontrou Gama na entrada da grande área. O volante finalizou com força, porém a bola passou pelo lado da meta. Embora o Botafogo-PB mantivesse maior posse, fim da etapa inicial foi de chances para ambos os lados.
As primeiras movimentações na segunda etapa foram sem grandes emoções. Enquanto o Maranhão tentava encontrar espaços, o Alvinegro da Estrela Vermelha buscava o ataque, mas parecia cansado, o que comprometia a efetividade.
Tanto que a solução saiu do banco de reservas. Acionado para a vaga de Thallyson, Igor Maduro aproveitou um cruzamento dentro da área para, sem marcação, balançar as redes a favor do Botafogo-PB aos 24 minutos.
Depois do gol, o Maranhão tentou arriscar mais. Contudo, o Belo se posicionava bem para deter o ataque quadricolor. A chance de mais perigo do Bode Gregório foi na bola parada, com Jerry, que foi defendida pelo goleiro Saulo.
Igor Maduro quase ampliou o placar aos 38, porém, no momento do cabeceio, a bola triscou na mão do volante e o árbitro assinalou a falta. O final do jogo ficou perigoso para o lado alvinegro, uma vez que o Maranhão foi para o tudo ou nada. Mas o Botafogo-PB suportou a pressão e avançou para a próxima fase do pré-Nordestão.
FICHA DO JOGO
Botafogo-PB 1
Saulo; Erick, Reniê, Raphael Carvalho e Nicolas (Mateus Rodrigues); Gama, Thallyson (Igor Maduro) e Falcão (Natham); Rafinha, Paul Henry e Gustavo Ramos (Vitor Leque). Técnico: João Burse.
Maranhão 0
Jean; Júlio (Lucas Manga), Luís Fernando, Maicon, André Radija; Rodrigo Correia (Diogo Cantanhede), Igor Nunes e Jerry (Kessinho); Clessione, Vagalume (Raílson) e Ryan (Capote). Técnico: Flávio Araújo.
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Paulo De Tarso Bregalda Gussen e Ledes José Coutinho Neto (ambos da BA)
Cartões amarelos: Reniê e Igor Maduro (BOT); Vagalume e Luís Fernando (MAC)
Gol: Igor Maduro (24’/2ºT) (BOT)