Esporte

Barcelona mais favorito que nunca para ganhar o Mundial de clubes

O Barcelona, após a demonstração dada na goleada sobe o América mexicano (4-0) pelas semifinais, sai mais favorito que nunca para ganhar o Mundial de Clubes

O Barcelona, após a demonstração dada na goleada sobe o América mexicano (4-0) pelas semifinais, sai mais favorito que nunca para ganhar o Mundial de Clubes, cujo título disputa neste domingo em Yokohama com o gaúcho Internacional, campeão da Copa Libertadores, que, para conquistar este torneio que se disputa no Japão, terá de fazer uma partida perfeita.

O Barcelona goleou o América com um festival de gols dos mais variados feitios, que levaram o técnico do time asteca, Luis Fenando Tena, a expressar: "não que o Internacional não possa derrotá-lo. Está muito acima das demais equipes deste Mundial".

Apesar de tudo, o Barcelona continua recusando o papel de favorito, para afastar qualquer tipo de pressão, como disseram Ronaldinho e Frank Rijkaard, que insistem em dizer que ainda sentem os efeitos da mudança de horário.

"Continuamos não sendo os favoritos. Eles estão melhor fisicamente", assinalou Ronaldinho, para quem a partida terá um sabor especial, já que jogará contra o rival número um de sua equipe de toda vida, o também gaúcho Grêmio, que o projetou internacionalmente.

O Internacional chegou ao Japão no dia 7 de dezembro, o Barça quatro dias depois, por isso, Rijkaard se agarrou a essa desculpa para tentar afastar a pressão de um time, que é o favorito de todos.

"Nossos rivais estão há mais tempo no Japão, têm uma ligeira vantagem", insiste o técnico que, se vence no domingo, será a terceira pessoa a ganhar este troféu como jogador e como técnico. Foi bicampeão com o Milan (1989/1990).

Enquanto Rijkaard e Ronaldinho insistem em dizer que o jet-lag ainda lhes pesa, alguns jogadores culés afirmam já tê-lo superado. De fato, quando disputem a final já estarão há quase uma semana no Japão.

"À medida que os dias foram passando, fomos melhorando e superamos o jet lag. Para final estaremos melhores", afirmou o goleiro Víctor Valdés.

Andrés Iniesta está motivado como os demais companheiros para conquistar o único título que falta ao Barça. "Deve ganhar no domingo. Sabemos que será complicado, porque o rival é uma muito boa equipe. É um desafio e tentaremos superá-lo", afirmou Iniesta.

Abel Braga, técnico do Internacional, afirmou que seu principal objetivo ante o Barça é "exercer pressão para tentar conter sua velocidade e uma marcação muito forte".

Se consegue isso, confiará no talento do atacante Alexandro Pato, 17 anos, para surpreender o rival no contra-ataque.

Deco, o português de origem brasileira não se fia nos conterrâneos. "(O Internacional) Está jogando bem. Tem uma defesa forte. É uma equipe muito completa. Tem tudo para fazer uma grande final, mas se conseguimos marcar logo, ficará mais fácil para nós", disse Deco.

Equipes prováveis:

Barcelona: Víctor Valdés; Gianluca Zambrotta, Carlos Puyol, Rafa Márquez, Giovanni Van Bronckhorst; Deco, Xavi, Andrés Iniesta, Ludovic Giuly; Ronaldinho e Eidur Gudjohnsen. T.: Frank Rijkaard.

Inter de Porto Alegre: Clemer; Ceará, Indio, Fabiano Eller, Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Fernandao, Alex; Alexandre Pato, Iarley. T.: Abel Braga. 

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Campinense acerta a contratação do zagueiro Anderson Júnior, ex-Potiguar de Mossoró

2

Esporte

Pombal acerta a contratação do técnico Jazon Vieira

3

Esporte

Treze-PB acerta a contratação do volante Karl, ex-Volta Redonda

4

Esporte

Treze-PB acerta a contratação do zagueiro Gomes, ex-Manaus

5

Esporte

Com goleadas nas semis, Botafogo-PB e Mixto avançam à final do Paraibano Feminino