A Austrália, segunda adversária do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, mostrou neste domingo o quanto pode ser ameaçadora. A seleção comandada pelo técnico Guus Hiddink arrancou empate da Holanda por 1 a 1 em partida amistosa realizada no estádio De Kuip, em Roterdã.
O atacante Ruud Van Nistelrooy colocou os holandeses em vantagem no primeiro tempo, mas Tim Cahill igualou para os visitantes australianos na etapa final.
No confronto de Roterdã neste domingo, a Austrália não entrou com sua força máxima. O técnico Guus Hiddink poupou alguns jogadores considerados titulares que se recuperam de lesões, caso do atacante Harry Kewell. Cahill e Aloisi, por sua vez, só entraram no segundo tempo.
Mesmo assim, os rivais do Brasil na primeira fase do Mundial mostraram agressividade, apostando nas jogadas pelas pontas e nas bolas aéreas.
Antes do empate deste domingo, a Austrália vinha de vitória em casa sobre a atual campeã européia Grécia, que está fora da Copa do Mundo. Antes da estréia no Mundial, contra o Japão no dia 12 de junho, os australianos ainda entram em campo para mais um amistoso, contra Liechtenstein, na próxima quarta-feira.
Por sua vez, a Holanda vinha de vitória sobre o México no meio de semana, quando o técnico Marco van Basten mandou a campo uma equipe repleta de jogadores reservas.
Com o fim da série de amistosos preparatórios, os holandeses agora se voltam para a estréia na Copa do Mundo, que acontece no dia 11 de junho contra a Sérvia e Montenegro, em Leipzig.
O jogo
Os holandeses abriram o placar logo aos 9min do primeiro tempo, quando Van Nistelrooy aproveitou o rebote do goleiro Schwarzer após chute forte de Cocu. O atacante do Manchester United bateu cruzado de perna esquerda para abrir o placar.
A Austrália só conseguiu ameaçar o gol da seleção da casa aos 41min, quando o atacante Mark Viduka, após cruzamento alto pela esquerda, desviou de cabeça para a ótima defesa do goleiro Van der Sar.
Cinco minutos depois o goleiro da Holanda voltou a ser testado em disparo de fora da área de Jason Culina. Van der Sar encaixou a bola e assegurou a vantagem do time local ao final da primeira etapa.
No começo do segundo tempo, logo aos 2min, a Holanda quase aumentou com Heitinga, que desviou cruzamento na pequena área e só não marcou porque Schwarzer conseguiu desviar com o pé para escanteio.
Mas os australianos chegaram ao empate aos 10min, em cobrança de pênalti. No lance mais confuso do jogo, Viduka cobrou a penalidade no travessão, a bola se chocou com as costas de Van der Sar e com a trave. Na seqüência, Ooijer tentou afastar e acertou o próprio goleiro. No desfecho da jogada, Cahill empurrou para as redes no rebote.
Aos 16min, a Austrália perdeu Luke Wilkshire, expulso. Com um homem a menos em campo, a equipe visitante dosou o afã ofensivo e tratou apenas de resguardar o placar.
O único susto dos australianos aconteceu aos 45min, quando o holandês Van Persie acertou a trave em violenta cobrança de falta.
HOLANDA 1 x 1 AUSTRÁLIA
Holanda
Van der Sar; Mathijsen, Kromkamp (Heitinga), Ooijer, Van Bronckhorst (Kuyt); Cocu (Maduro), Van Bommel, Sneijder (Landzaat); Van Persie, Van Nistelrooy e Robben
Técnico: Marco van Basten
Austrália
Schwarzer; Neill, Moore, Grella, Chipperfield; Culina, Emerton, Wilkshire, Sterjovski (Cahill); Bresciano (Thompson) e Viduka (Aloisi)
Técnico: Guus Hiddink
Data: 04/06/2006 (domingo)
Local: estádio De Kuip, em Roterdã (HOL)
Árbitro: Michael Dean
Gols: Van Nistelrooy, aos 9min do primeiro tempo; Cahill, aos 10min do segundo tempo
Fonte: UOL
Austrália arranca empate da Holanda e mostra virtudes para Copa
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte