O cearense Antônio Marcos da Silva e a brasiliense Mariana Ohata, ambos federados em Santa Catarina, venceram, na manhã deste sábado, o Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, disputado nesta cidade. Antônio Marcos registrou na prova (que teve 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 de corrida) o tempo de 1h54min07seg. Mariana fez em 2h07min09seg.
A competição foi a primeira seletiva de 2006 para os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e a Olimpíada de Pequim, em 2008. Participaram da categoria de elite 57 atletas. Em segundo lugar no masculino ficou o carioca Virgílio de Castilho (1h54min13seg) e em terceiro o paulista Paulo Miyashiro (1h55min31seg). Ambos são também federados em Santa Catarina.
No feminino, a segunda colocada foi a paulista Carla Moreno (2h09min03seg) e a terceira a carioca Sandra Soldan (2h10min19seg). A prova foi caracterizada pelo equilíbrio nas três etapas. No masculino, sete atletas saíram da etapa de natação praticamente juntos.
Na etapa de ciclismo formou-se um grande pelotão. Somente na etapa de corrida Antônio Marcos e Virgílio polarizaram a disputa pelo primeiro lugar. Na segunda volta desta etapa Antônio Marcos forçou o ritmo e abriu boa margem de frente. Virgílio conseguiu diminuir na última volta, mas não conseguiu alcançar o cearense, que conquistou o título de bicampeão.
“Estou muito feliz porque vim de um treinamento árduo, suportando dores por causa das lesões. O Virgílio é um adversário muito forte, arrisquei tudo na hora que dei o sprint e acabei acertando”, disse o atleta que reside no Centro Nacional de Treinamento de Triathlon da Confederação Brasileiro de Triathlon (CBTri), localizado em Vila Velha (ES), desde 11 de janeiro deste ano.
No feminino deixaram a etapa de natação praticamente juntas Mariana, Carla Moreno, Sandra Soldan e Aglaé Menezes. Mariana já no ciclismo conseguiu se distanciar. E na corrida manteve a vantagem, sempre controlando as investidas de Carla Moreno. Mariana conquistou o seu sexto título de campeã brasileira.
“Assim como o Brasil pode ser hexa no futebol, tive a felicidade de ser antes aqui em João Pessoa. Estou muito feliz ainda mais porque consegui superar bem uma etapa muito dura que foi a de corrida”, disse a atleta. Mariana, que venceu recentemente o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância em Guarapari (ES), de acredita que outros resultados relevantes surgirão nesta temporada.
“Estou apenas no começo. Nunca treinei tanto e tão bem como agora que estou no Centro Nacional de Treinamento da CBTri em São Carlos”, destacou.
Pauta Livre
Antônio Marcos é bi e Mariana Ohata hexa de triathlon em João Pessoa
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte