Militantes ligados à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) invadiram ontem quatro fazendas em Pernambuco. No total, já são 40 propriedades invadidas no Estado desde o dia 5 de março, quando teve início a jornada de invasões –14 pela Fetraf e 26 pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
No Agreste do Estado, cerca de 130 famílias invadiram ontem a fazenda Barragem do Machado, em Brejo da Madre de Deus, e 162 famílias invadiram a fazenda União, no município de Altinho.
Na Zona da Mata, o Engenho Coqueiro, em Vitória de Santo Antão, foi invadido por 113 famílias, enquanto no Engenho Limão, em Quipapá, a investida foi feita por 90 famílias.
Segundo o presidente da Fetraf-PE, João Santos da Silva, as quatro propriedades são particulares e improdutivas há anos. Silva disse que a meta da Fetraf é invadir outras 26 propriedades até o fim de abril, quando acaba a jornada.
O presidente do movimento disse ainda que, além de pressionar o governo para fazer acelerar os projetos de reforma agrária, a ação também pretende chamar atenção da sociedade para a impunidade no caso do militante Severino Manoel dos Santos, que foi morto em 8 de março de 2000. “Os culpados ainda estão impunes por culpa da falta de interesse da Justiça”, disse Silva.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, João Braga, disse que a polícia vai agir quando for solicitada a reintegração de posse pelos propriedades e que a secretaria ainda não havia sido notificada pelas invasões.
A assessoria de imprensa do Incra declarou que os proprietários das fazendas invadidas ontem ainda pediram ainda a reintegração de posse na Justiça.
Folha Online
Agricultores invadem quatro fazendas em Pernambuco
Militantes ligados à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) invadiram ontem quatro fazendas em Pernambuco
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte