Emprego

Fazenda de Pablo Escobar vira atração turística

Uma fazenda que pertenceu ao traficante colombiano Pablo Escobar foi transformada em parque de diversões e está atraindo turistas à região de Puerto Triunfo, a

Uma fazenda que pertenceu ao traficante colombiano Pablo Escobar foi transformada em parque de diversões e está atraindo turistas à região de Puerto Triunfo, a 320 quilômetros de Bogotá.
Visitantes podem admirar a mansão luxuosa do antigo dono, duas piscinas – uma delas aberta ao público – e animais exóticos, entre outras atrações.

Muitos dos animais foram confiscados de uma nova geração de traficantes que tomou o lugar de Escobar desde que ele foi morto pela polícia colombiana, em 1993.

Entre os animais estão três hipopótamos que Escobar importou da África em 1984.

Desde então, eles se multiplicaram e hoje são 25 – a maior população de hipopótamos selvagens encontrada hoje fora da África.

Imensos dinossauros de concreto saúdam os visitantes à Fazenda Nápoles, antiga residência do homem que, em 1989, chegou a integrar a lista dos dez mais ricos do mundo da revista americana Forbes. Ele tinha na época pouco mais de 30 anos.

Na fazenda, Escobar planejou o envio de carregamentos de drogas, assassinatos, seqüestros e atentados.

Comandou ataques a bomba contra um avião de passageiros e um quartel da polícia federal colombiana, além de pagar pelos assassinatos de policiais e membros de outros cartéis.

É difícil ter números exatos, mas calcula-se que o traficante tenha sido responsável por mais de quatro mil mortes durante os anos 80 e início da década de 1990.

Mundo Encantado
O traficante comprou a propriedade, com 22 quilômetros quadrados, em 1978.

E transformou a fazenda em uma espécie de terra de fantasia, com dinossauros de concreto, uma arena para touradas e um zoológico particular que, além dos hipopótamos, contava com girafas, cangurus e elefantes.

Sobre o portão de entrada, Escobar instalou o avião que usou para contrabandear cocaína para os Estados Unidos.

A aeronave há muito desapareceu, mas os turistas podem ver a coleção de carros de luxo, incendiados pela população local após a morte do ex-proprietário.

A mansão, saqueada, foi deixada em ruínas.

Os brontossauros e o tiranossauro rex de pedra, que também haviam sido destruídos, foram restaurados e hoje tocam gravações de rugidos para a diversão dos turistas.

Herói
Temido por alguns, Escobar era adorado por camponeses pobres da região.

Ele construiu casas para favelados, instalou luzes nos campos de futebol e áreas vizinhas, além de empregar muitos em suas propriedades.

Assim como a fazenda do traficante, a rua principal de Puerto Triunfo, asfaltada por Escobar, chama-se avenida Nápoles.

"Ele nos deu a mão quando mais precisávamos", disse José Rico, de 38 anos, que trabalhou como pedreiro para Escobar e hoje não tem trabalho fixo.

O parque recebeu críticas dos que acreditam que todo esse luxo pode dar um exemplo errado às crianças, sugerindo que o crime compensa.

Algumas das crianças que visitam o parque falam com admiração do traficante, visto por muitos como um herói.

"Ele dava muitos presentes às crianças", disse um menino que visitava a fazenda.

Quanto à propensão ao assassinato do antigo proprietário, as crianças tendem a justificá-la como autodefesa. E ainda sugerem que, quem sabe, o astuto traficante não teria falsificado sua própria morte e estaria vivo em algum lugar do mundo, desfrutando de sua riqueza.

Mas o gerente do parque, Oscar Jairo Orozco, nega que a iniciativa seja um mau exemplo, e diz que uma prisão de segurança máxima que está sendo construída na estrada que dá acesso ao parque vai servir de lição.

"Acho que (o parque) é uma mensagem muito clara para a sociedade, de que quem comete crimes não apenas pode perder seus bens, mas também pode terminar na prisão", disse Orozco.

Fonte: BBC

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Após decisão do STJ, Ruy Gaspar comemora e diz que Hotel Tambaú voltará ao cenário da hotelaria internacional: “cartão-postal para o mundo”

2

Emprego

Concurso Sefaz-GO: lançado edital com 200 vagas para auditor-fiscal; salários passam de R$ 28,5 mil

3

Emprego

Empresa abre mais de 50 vagas na construção civil para João Pessoa e Cabedelo

4

Emprego

Concurso com 2 mil vagas para professores na Educação da Paraíba já tem 40 mil inscritos, diz secretário

5

Emprego

Sine João Pessoa oferta mais de 500 vagas de emprego; confira oportunidades