
O candidato no concurso com 16 vagas para cadete da PMPR deve ter "masculinidade" — Foto:Divulgação/Assessoria
O edital do concurso da Polícia Militar do Paraná traz um critério de avaliação psicológica que chamou a atenção. O candidato no concurso com 16 vagas para cadete da PMPR deve ter masculinidade, que é interpretada a “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor.”
O período de inscrições está aberto desta segunda-feira (13) até às 17h do dia 11 de setembro. O cadete terá remuneração de R$ 3,2 mil durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e quando promovido a 2º tenente será remunerado com R$ 9,5 mil.
Veja o edital do concurso para cadete da PMPR
São 72 critérios listados no anexo que trata do “PERFIL PROFISSIOGRÁFICO – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – AP”. O concurso pode ter participação das mulheres, embora elas tenham que se enquadrar nas exigências, caso queiram aprovação no exame psicológico.
O ClickPB tenta contato com a Polícia Militar do Paraná, mas em nota ao G1, a PMPR respondeu que o critério foi interpretado de forma equivocada por alguns setores da sociedade e que o item “masculinidade” do edital serve para “avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, aspectos estes extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar”.