denúncias

‘Pardal’ ultrapassa a marca de mil denúncias de irregularidades eleitorais registradas durante Eleições 2024, na Paraíba

O Pardal foi criado no ano de 2014 para as eleições federais, com o objetivo de permitir que os eleitores denunciem crimes e irregularidades eleitorais de forma anônima.

denúncias, eleições, pardal, irregularidades

Foto: divulgação/ TRE-SE

O aplicativo Pardal, que reúne denúncias de irregularidades eleitorais, ultrapassou a marca de mil denúncias registradas e totalizou 1.074 acusações em todo o estado da Paraíba. As informações são do portal Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidas neste domingo (6) quando ocorre o primeiro turno das Eleições.

Como apurou o ClickPB, o maior número de denúncias são de candidatos à vereador, com 402 registros. Logo atrás, estão as denúncias relacionadas à coligações e partidos, sendo 352 já comunicadas.

A cidade de Campina Grande continua sendo o município com o maior número de denúncias, com 141 acusações, seguida da Capital João Pessoa, com 98 denúncias.

A maioria das denúncias são pelo uso de alto-falantes ou amplificadores de som, com 144 registros. O aplicativo tem como objetivo registrar informações de infrações e irregularidades, cometidas por candidatos a prefeito e vereador e outras denúncias relacionadas com as campanhas eleitorais dos municípios em todo o estado.

Veja abaixo cinco tipos de irregularidades que mais acumulam denúncias:

  • Alto-falantes ou amplificadores de som – 144 denúncias
  • Internet – 103 denúncias
  • Bem Público 92 denúncias
  • Outdoors – 90 denúncias
  • Banners, cartazes ou faixas – 60 denúncias

Veja as cinco cidades com mais denúncias:

  • Campina Grande – 141 denúncias
  • João Pessoa – 98 denúncias
  • Santa Rita – 45 denúncias
  • Bayeux – 43 denúncias
  • Borborema – 37 denúncias

Sobre o aplicativo

O aplicativo foi criado no ano de 2014 para as eleições federais, com o objetivo de permitir que os eleitores denunciem crimes e irregularidades eleitorais de forma anônima, como propaganda irregular, compra de votos ou abuso de poder econômico.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Candidatas e candidatos eleitos em João Pessoa serão diplomado nesta segunda-feira

2

Eleições

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula

3

Eleições

Prazo para justificativa de ausência no 1º turno das eleições 2024 termina hoje

4

Eleições

Ministério Público Eleitoral pede reprovação das contas da campanha de Jackson Alvino, prefeito eleito de Santa Rita

5

Eleições

Gilmar Mendes acompanha relator André Mendonça e amplia votação pela posse de Márcio Roberto na Assembleia Legislativa