A Justiça Eleitoral determinou a suspensão de dois perfis anônimos no Instagram por campanha negativa contra o candidato à Prefeitura de Sousa, no Sertão da Paraíba. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral desta terça-feira (10).
Como visto pelo ClickPB, na decisão, o juiz constata que o conteúdo político publicado nas páginas podem trazer prejuízo à campanha eleitoral dos seus alvos. “Postagens denotam conteúdo que atenta contra honra de seus alvos, ou são realizadas de forma descontextualizada, ensejando o risco de promover a desinformação”, escreve.
A denúncia foi feita pelo candidato a prefeito Helder Carvalho (PSB). No registro, o candidato denuncia que as publicações enaltecem o concorrente Gilberto Sarmento (União), enquanto diminui a imagem de Heder. “Dissemina ódio e difamações, espalha desinformação e se aproveita do anonimato para macular a imagem do representante e do atual prefeito de Sousa”, consta no documento.
A justiça determinou então que o Facebook retirasse os perfis @polemicasousa e @sousa_fofoca do ar no prazo de 24h. Além disso, deu um prazo de 48h para que a plataforma informe o titular das contas utilizadas e as informações necessárias para identificação dos usuários por trás dos perfis.
O ClickPB conferiu que os dois perfis denunciados já estão fora do ar. Confira:
|Veja decisão da Justiça Eleitoral