Decisão

Justiça nega registro de candidato a prefeito condenado por estelionato

Justiça entendeu que Roberto de Rita está inelegível desde dezembro de 2022, em situação que vai permanecer até dezembro de 2030.

Justiça, Candidato, Paraíba

Roberto de Rita teve candidatura negada (Foto: DivulgaCandContas)

A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Roberto de Rita, candidato do Podemos à Prefeitura de Assunção. O dado foi observado neste domingo (1º) pelo ClickPB no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O portal mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.

O ClickPB observou a ação contra a candidatura de Roberto de Rita foi proposta pelo Republicanos e o Ministério Público da Paraíba (MPPB). Nela, é relatado que Roberto tem condenação no artigo 171 do Código Penal por crime de estelionato.

Ao analisar o caso, o juiz Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, da 27ª Zona Eleitoral, afirmou que Roberto foi condenado à pena privativa de liberdade fixada em 1 ano e 2 meses de reclusão, em regime aberto. Porém, o prazo para a execução da pena, que era de quatro anos, foi prescrito, sem cumprimento da condenação.

No entanto, o apensar disso, Roberto está inelegível desde dezembro de 2022, em situação que vai permanecer até dezembro de 2030.

“Ante o exposto, julgo procedentes as Ações de Impugnação de Registro de Candidatura e indefiro o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) de José Roberto Santos Nascimento para concorrer ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais 2024, no município de Assunção”, decidiu o juiz, como visto pelo ClickPB.

Confira abaixo a decisão da Justiça Eleitoral:

Leia também:

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

TRE-PB alerta eleitores sobre golpe através de e-mail com falsa convocação de mesários

2

Eleições

‘Pardal’ já acumula mais de 250 denúncias na Paraíba em duas semanas de campanha eleitoral

3

Eleições

Após reclamações de barulho, Justiça Eleitoral determina apreensão de motos com escapamento alterado

4

Eleições

Juiz eleitoral de São Bento determina cadastro e identificação de veículos com paredão de som para uso em campanhas

5

Eleições

Candidatos já receberam mais de R$ 1,8 milhão para campanha pela Prefeitura de Campina Grande