As empresas de tecnologia Google e Meta aceitaram a decisão da Justiça Eleitoral e removeram na última segunda-feira (16) uma enquete publicada em um portal de notícias e em rede social, com os candidatos à prefeitura de Conceição, no Sertão do estado.
Como apurou o ClickPB, a enquete foi publicada no portal de notícias “Do Sertão ao Litoral” e depois reproduzida no Instagram, divulgada fora do período permitido. A ação se enquadra como “Notícia Crime de Irregularidade em Propaganda Eleitoral”.
Segundo o juiz Thiago Rabelo, foi feito o rastreamento do site para verificar a empresa responsável pelo domínio da página, e foram encontrados o Google e a Meta, esta última responsável pelo Instagram.
A Justiça intimou as duas empresas através de e-mails. Após aceitar o pedido judicial, o Google confirmou a responsabilidade pelo domínio da página e retirou a enquete do ar. A decisão foi do juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo, da 41ª Zona Eleitoral da cidade de Conceição.
O juiz afirmou que a decisão causou surpresa à Justiça, pela rapidez e a realização da retirada. “Fizemos o contato com a empresa na última sexta-feira, dia 13 de setembro. Para a nossa surpresa, o pedido foi acatado e a empresa retirou a página do ar nesta segunda, dia 16 de setembro”, afirmou Thiago.
O ClickPB conferiu o funcionamento da página, que se encontra fora do ar, com o aviso de ‘site suspenso’. “Este site está suspenso temporariamente. Para mais informações, entre em contato com o responsável pela hospedagem.”
*Com informações da ASCOM – TRE-PB
Leia também
Candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão, é retirado de debate após decisão judicial