A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), expandiu o acesso à modalidade de ensino a distância. A partir do segundo semestre de 2024, e nos períodos dos anos 2025 e 2026, serão ofertadas 6 novas graduações (licenciatura e bacharelado) e 13 especializações Lato Sensu, o que foi possível devido à aprovação das propostas da UAB-UFPB em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Além destas, em 2024, a UFPB, por meio da Educação a Distância, passou a oferecer outras 3 especializações. Com isso, são 22 novos cursos, estruturados em 25 ofertas, que deverão oferecer mais de 7 mil novas vagas para os estudantes.
A UFPB também receberá novas turmas dos cursos que já são ofertados nesta modalidade de ensino: Licenciatura em Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português, Letras Libras, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia, e ainda Bacharelado em Administração Pública.
As inscrições para os cursos de graduação acontecerão por meio do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (Sigaa) e o ingresso será de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a especialização, o acesso será mediante processo seletivo desenvolvido por cada Centro que ofertará os cursos.
As ações têm o objetivo de formação de professores de escolas públicas e da população de jovens e adultos que não têm acesso à educação superior pública, de forma que 50% das vagas ofertadas a cada processo seletivo são destinadas para esses segmentos.
A UAB na UFPB atua em parceria com Polos de Apoio Presencial nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia, desenvolvidos com o corpo de docente, em sua maioria constituído por professores doutores da UFPB, também com o apoio de tutores à distância e presenciais.
As aulas acontecerão pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Moodle Classes. Os cursos terão como recursos utilizados diversas metodologias inovadoras, materiais impressos e bibliotecas virtuais.
Informações sobre as próximas turmas estarão disponíveis em um edital que tem a previsão de ser publicado ainda neste mês de agosto, no portal da Superintendência de Educação a Distância (SEAD). Alguns cursos, conforme o edital, estão aguardando a análise orçamentária para a definição da quantidade de vagas e ano de início.