A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (12), a atualização dos calendários para os semestres acadêmicos 2024.1 e 2024.2. As mudanças tiveram o aval do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, que se reuniu no dia 4 deste mês para apreciar e aprovar a matéria.
A principal mudança foi o acréscimo de 21 dias letivos ao período 2024.1, o que estende o semestre para além do previsto originalmente.
Com isso, a previsão de término do período letivo 2024.1 passa do dia 2 de outubro para o dia 29 do mesmo mês. Também há mudanças no período programado para requisição de trancamento em componentes curriculares, bem como nos períodos para realização de exames finais e registro de médias finais, dentre outras atividades. Consulte aqui todas as mudanças no calendário 2024.1.
Com a extensão do semestre 2024.1, há impactos diretos no começo do período letivo seguinte, 2024.2. A previsão de início das atividades desse semestre, que seria em 29 de outubro, foi modificada para o dia 25 de novembro.
O período em que os discentes veteranos poderão fazer suas matrículas para componentes curriculares do semestre 2024.2, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), será de 7 a 9 de novembro.
Com relação às matrículas extraordinárias, a data reservada à sua realização será o dia 23 de novembro. Assim como no semestre anterior, também há mudanças para requisição de trancamento em componentes curriculares, realização de exames finais e registro de médias finais, dentre outras atividades.
Com relação às atividades referentes aos discentes ingressantes em 2024.2, a consulta prévia a esses estudantes está prevista para o período de 17 de outubro a 5 de novembro. Já as matrículas dos ingressantes, etapa posterior à consulta prévia, estão programadas para ocorrer de 7 a 9 de novembro. O calendário 2024.2, com as devidas atualizações, pode ser consultado aqui.
Segundo a PRG, as mudanças asseguram o cumprimento da carga horária e de todos os conteúdos programáticos previstos, compensando os dias letivos em que parte da categoria discente esteve em greve. A greve docente foi encerrada em 1º de julho com o retorno de todas as atividades acadêmicas.
Ainda conforme a Pró-reitoria de Graduação, a reposição mantém, pela UFPB, a observância de 200 dias letivos, diretriz curricular estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei Federal nº 9.394/1996), que estipula normas para a educação nacional.
Com assessoria