Ranking

UFPB sobe de posição e aparece entre as 100 melhores universidades da América Latina

A UFPB é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, localizada com sede em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco, possuindo também três campi no interior.

UFPB está entre as 100 melhores universidades da América Latina 

UFPB está entre as 100 melhores universidades da América Latina 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) subiu de posição e apareceu entre as 100 melhores universidades da América Latina. Agora, a instituição ocupa a 99ª posição. O ranking é organizado anualmente pelo analista global de educação superior QS Quacquarelli Symonds, há 14 anos e avalia 437 das melhores universidades da região em 23 países.

No ranking anterior, a UFPB ocupava a posição número 101, já demonstrando uma melhora no desempenho com relação à edição 2023 do QS Latin America & The Caribbean Ranking, quando esteve na posição 112. Considerando apenas os países da América do Sul, a UFPB ocupa a posição número 82.

O Brasil continua a afirmar seu domínio na região com 96 universidades classificadas, o maior número da América Latina, seguido pelo México (63), Colômbia (61), Argentina (45) e Chile (41). Entre as instituições brasileiras classificadas, 27 melhoraram suas posições, 34 mantiveram sua posição e 34 registraram queda. A Universidade do Estado do Pará fez sua estreia na faixa 301-350. Nove universidades brasileiras figuram entre as 25 melhores da América Latina, sendo que três mantiveram suas posições em relação ao ano passado e seis tiveram melhorias notáveis.

A Universidade de São Paulo (USP), do Brasil, mantém sua posição como a instituição mais bem classificada, seguida de perto pela Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que garantem o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Para a categorização do ranking para a América Latina e Caribe, a QS utiliza oito critérios básicos: Reputação Acadêmica, Reputação com Empregadores, Citações por Artigo, Proporção entre Professor e Estudantes, Percentual dos Professores com Doutorado, Proporção entre artigos e professores, Rede de Pesquisa Internacional e Impacto na Web.

A UFPB

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, localizada no estado da Paraíba. Sua sede está em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco, possuindo também três campi no interior: Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape), além das unidades do bairro de Mangabeira e de Santa Rita, ambas na Grande João Pessoa.

Segundo dados do Relatório de Gestão de 2016, a universidade possui:

  • 16 centros de ensino (sendo treze em João Pessoa, um em Areia, um em Bananeiras e um no Litoral Norte);
  • 57 centros e departamentos acadêmicos;
  • 123 cursos de graduação (sendo 112 presenciais e 11 a distância);
  • 12 cursos de especialização;
  • 60 cursos de mestrado acadêmico;
  • 10 cursos de mestrado profissional;
  • 38 cursos de doutorado;
  • 2 637 professores;
  • 3 584 funcionários técnico-administrativos;
  • 39 283 alunos matriculados:
    • 29 753 na Graduação Presencial;
    • 3 238 na Graduação à Distância;
    • 6 292 na Pós-graduação:
      • 4 730 stricto sensu;
      • 1 562 lato sensu.

A instituição ainda possui duas escolas de ensino médio e profissional: Escola Técnica de Saúde (CCS) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CCHSA), 513 laboratórios, uma biblioteca central e 14 setoriais, uma TV universitária (TV UFPB Canal 43 – UHF), uma Editora, um hospital universitário (HULW), um hospital veterinário (CCA), quatro restaurantes, seis residências, dois teatros, uma sala de cinema (Cine Aruanda) e o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP).

Na capital paraibana, estão localizados o Campus I e a unidade do bairro de Mangabeira. O Campus I está situado no bairro Castelo Branco. É o campus-sede da UFPB, onde funciona a Cidade Universitária.

A Universidade da Paraíba, de responsabilidade estadual, foi fundada por iniciativa de José Américo de Almeida, em 1955, a partir da reunião de onze cursos de nível superior que já existiam no estado, entre eles o curso de Agronomia, que deu origem a universidade. Sua criação se deu primeiramente através da Lei Estadual Nº 1.366, de 2 de dezembro de 1955. Cinco anos depois, em 13 de dezembro, a Lei Nº 3.835 federalizou a então chamada Universidade da Paraíba, que assumiu, enfim, sua denominação atual.

O primeiro curso superior da Paraíba foi o curso de Agronomia oferecido pela Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, em 1934. A partir daí, foram abertos vários cursos isoladamente por ações, principalmente, de entidades classistas.

 

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula

2

Educação

Auto de Natal do Colégio Marista Pio X completa 26 anos com apresentação única neste sábado na Praça da Independência

3

Educação

Eleições na UFCG: Camilo e Fernanda vencem consulta pública para reitoria

4

Educação

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para cursos gratuitos de férias na área de tecnologia

5

Educação

Mais de 96% das escolas municipais da Paraíba serão de ensino em tempo integral até o próximo ano