As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega conseguiram 75 dos 98 votos do Conselhão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e encabeçam a lista tríplice para a reitoria da instituição. A eleição do Conselhão aconteceu nesta quarta-feira (12) e a lista será enviada ao presidente Lula, que escolherá o novo ou nova reitora da UFPB.
Como apurado pelo ClickPB, o Conselhão é composto por membros do Conselho Superior Universitário (Consuni), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extesão (Consep) e do Conselho Curador da UFPB.
Dos 108 conselheiros, 98 votaram. Segundo Rafaella Meira, representante dos técnico administrativos do Consuni, Terezinha e Mônica obtiveram 75 votos, representando 76,53% do Conselhão.
Em segundo lugar ficou a chapa dois, composta por Lucídio Cabral e João Euclides. Eles tiveram 13 votos, ou 13,26% do total. A última posição ficou com o atual reitor, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia. Eles tiveram dez votos, equivalente a 10,20%.
Ao ClickPB, Rafaella Meira argumentou que o instituição já possuí uma garantia do ministro da Educação, Camilo Santana, de que a lista tríplice será respeitada. Com isso, a expectativa é de que o presidente Lula siga a lista, nomeando Terezinha e Mônica.
“Nossa luta nesses quatro anos é a retomada da democracia universitária, para que a gente não tivesse novamente um reitor que não foi eleito. O Conselhão manteve a mesma colocação da consulta prévia. O ministro Camilo Santana já nos manifestou em fala que reitor eleito é reitor empossado. Agora, temos a retomada da democracia da universidade e temos o compromisso do MEC de fazer a nomeação da primeira colocada na lista tríplice”, contou Rafaella Meira ao ClickPB.