Mudanças na PM

Sistema de Educação da PMPB reserva 30% das vagas do CFO para policiais de carreira

O Sistema de Educação da PMPB foi aprovado por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Concurso da Polícia Militar tem edital retificado após decisão do STF.

Concurso da Polícia Militar da Paraíba tem edital retificado após decisão do STF. (foto: divulgação/Governo da Paraíba)

Com a aprovação do Sistema de Educação da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), pelo menos 30% das vagas do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que passa a ser chamado de curso de bacharelado em Segurança Pública, serão destinadas aos policiais militares de carreira. O Sistema de Educação da PMPB foi aprovado por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa.

O projeto, encaminhado para apreciação dos parlamentares pelo governador Ricardo Coutinho, atualiza a capacitação profissional e oferece mais oportunidades à tropa. Além da mudança para o CFO, o curso de Tecnólogo em Segurança Pública (CTESP), que é para candidatos aprovados no concurso de soldado, permite que o policial entre com nível médio para esta graduação e saia do curso com nível superior.

Outra mudança é que o Curso de Formação de Sargentos (CFS) agora será Curso de Polícia Preventiva, passando a exigir nível superior e mais de dois anos de efetivo serviço para o ingresso. Já o acesso ao Quadro de Habilitação de Oficiais (QOA), deixa de exigir limite de idade e passa a ser oferecido para policiais com nível superior na área de gestão.

Veja o projeto sobre o Sistema de Educação da Polícia Militar da Paraíba, na íntegra

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que o Sistema de Educação foi construído com base nos anseios dos profissionais e nas exigências sociais de ter um policial cada vez mais qualificado. “Estamos modernizando o nosso sistema de ensino, com educação profissional inclusiva, ascensão por méritos e compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos. Em nossa caminhada, ouvimos os anseios dos profissionais que fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, levamos a proposta ao governador Ricardo Coutinho, que enviou à Assembleia Legislativa, alcançando a aprovação por unanimidade”, disse.

O desenvolvimento científico na área de segurança pública, com o programa de pós-graduação proposto pelo Sistem, traz o mestrado profissional para habilitar capitães ao posto de major e doutorado profissional para habilitar oficiais superiores às promoções de último posto. A Especialização em Segurança Pública (CESP) será destinada aos 1º tenentes, habilitando-os às promoções ao posto de capitão, dentro do programa de pós-graduação lato sensu.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

UFPB lança edital para doutorado em Enfermagem com 15 vagas

2

Educação

Inscrições para concurso da prefeitura de Caruaru com salários de até R$ 5 mil termina amanhã

3

Educação

Concurso da Conab tem 403 vagas e salários de até R$ 8 mil e provas também serão aplicadas em João Pessoa

4

Educação

Prefeitura de Águas Belas retifica edital de concurso com 70 vagas; confira

5

Educação

Concurso em Pernambuco: confira as oportunidades abertas no Estado