Educação

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

Senadores precisam concluir análise dos destaques para finalizar votação do texto. Texto ainda passará pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção.

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas. — Foto:Reprodução

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre os quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após a votação do texto-base, os senadores passaram à análise dos destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação original. Esta etapa não havia sido concluída até a última atualização desta reportagem. O único senador que votou contra o texto-base foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

A aprovação do projeto não resulta no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar.

Pelo texto, o adiamento vale em cenário de calamidade pública. O decreto de calamidade pública, reconhecido em razão da pandemia do novo coronavírus, começou a valer em 20 de março e irá vigorar até 31 de dezembro deste ano.

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, para estabelecer que os vestibulares serão prorrogados automaticamente até que o ano letivo do ensino médico seja concluído.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

MEC divulga calendário do Sisu 2025; Inscrições começam dia 17 de janeiro

2

Educação

Senai abre 910 vagas para cursos presenciais e online na Paraíba e oferece várias opções gratuitas

3

Educação

Prefeito de Dona Inês deve explicar ao TCE porque usou dinheiro da educação e gastou R$ 560 mil em festa durante situação de emergência

4

Educação

Pesquisadora da UFPB conquista 1º lugar em prêmio nacional de Produção Científica em Saúde Suplementar

5

Educação

UFPB e UEPB oferecem quase 14 mil vagas no SiSU para estudantes em 2025