universidade

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula

Camilo Farias é doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, do Japão, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Civil, ambos pela UFCG.

camilo farias, reitor, ufcg

Foto: reprodução/ Instagram

O candidato mais votado na eleição para a reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Farias, afirmou que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e que vai aguardar a nomeação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pleito foi realizado nesta terça-feira (10).

Conforme apurou o ClickPB, a afirmação foi feita no Programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (11). Camilo afirmou que está feliz com a conquista e que ele e sua vice, a professora Fernanda Leal, possuem experiência de gestão para assumir a reitoria da Universidade.

“Foi uma vitória expressiva, tivemos a maior parte dos votos entre estudantes, técnicos e professores. É uma alegria imensa, tanto eu como a professora Fernanda leal, que será a vice reitora, temos experiência de gestão e estamos preparados para o desafio, temos o apoio de toda a comunidade e temos certeza de que com as pessoas faremos uma gestão que aponte para um futuro melhor para a UFCG” afirmou o vencedor da eleição.

O jornalista Fernando Braz questionou o professor da Universidade sobre quais seriam os principais desafios que ele deve enfrentar ao assumir o cargo da reitoria. Camilo respondeu que o principal desafio foi vencido com a expressiva votação e que outros grandes desafios são a melhoria de infraestrutura do Campus da Universidade e a resolução do calendário acadêmico.

“Os desafios são vários, o principal desafio já vencemos ontem, o resgate da democracia, nós precisamos que os reitores eleitos pela comunidade sejam os nomeados. O presidente atual já garantiu a nomeação dos eleitos e agora temos que seguir as próximas etapas, como a chancela do resultado no colegiado máximo da universidade e depois a nomeação pelo presidente da república, para que tenhamos gestores eleitos na condição da universidade, a democracia é o primeiro grande desafio que conquistamos”.

“Outros desafios são diversos, mas precisamos de infraestrutura com salas de aulas mais adequadas, laboratórios equipados, precisamos trabalhar por uma gestão mais transparente, para que as pessoas entendam onde os recursos estão sendo aplicados. Temos que trabalhar para resolver o calendário acadêmico e o problema associado a evasão e retenção, para que tenhamos estudantes, servidores, professores e técnicos administrativos se sentindo bem na Universidade, para que seja um lugar de diálogo, construção do conhecimento e transformação de pessoas” explicou o professor.

Se escolhido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo Farias assume a reitoria da UFCG de 2025 até 2028. De acordo com a Universidade, a chapa do professor com sua vice, a professora Fernanda leal, foi eleita com 61,32% dos votos válidos.

Sobre os eleitos pela ‘Chapa 3’

Camilo Farias é doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, do Japão, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Civil, ambos pela UFCG.

Atualmente é professor associado IV da UFCG, atuando na graduação e na pós-graduação, com foco na área de recursos hídricos e saneamento, como membro permanente no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG.

Já Fernanda Leal é doutora em Ciências Sociais pela UFCG, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UEPB. É professora da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, onde atua na graduação e na pós-graduação.

*Com Ascom UFCG

Assista o programa:

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Pé-de-meia: Governo pagará R$ 1.050 por mês para universitários de licenciatura

2

Educação

Coral da UFPB seleciona novos participantes

3

Educação

Preço da gasolina dispara e o litro já é vendido a R$ 6,19 nos postos da Grande João Pessoa

4

Educação

Caminhada interativa apresenta plantas nativas para crianças a partir de 5 anos neste sábado em João Pessoa

5

Educação

Sisu: IFPB oferta mais de 2 mil vagas para estudantes em 2025