Análise

Ranking aponta UFPB como uma das 30 melhores universidades do país

Conforme apurou o ClickPB, a instituição paraibana aparece na 28 melhores do Brasil. Já no âmbito mundial, entre as 2.000 melhores a UFPB está na posição 1.999.

Entrada do Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Entrada do Campus I da UFPB, em João Pessoa. (foto: Joaquim Neto/Acervo pessoal)

Um ranking divulgado na última segunda-feira (15) pela consultoria World University Ranking (CWUR) trouxe a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como uma das 30 melhores universidades do país. Conforme apurou o ClickPB, a instituição paraibana aparece na 28ª posição. Já no âmbito mundial, entre as 2.000 melhores a UFPB está na posição 1.199.

No geral, a instituição atingiu placar de 69.3. Em relação ao ranking divulgado em 2022, a UFPB subiu 13 posições no âmbito mundial e três no ranking nacional. O levantamento leva em conta quatro áreas: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas. 

Na região Nordeste, de acordo com o ranking, constam em posição superior a UFPB a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federal da Bahia (UFBA). 

A maioria das instituições, no entanto, sofre uma queda quando comparado ao ranking do ano passado. A USP, líder da classificação no país, caiu seis posições no ranking mundial (de 103ª para 109ª). De acordo com a empresa de consultoria, a queda foi observada no país devido a diminuição da atuação na área de pesquisa, o que foi influenciado pelo congelamento em investimentos na área.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

MEC divulga calendário do Sisu 2025; Inscrições começam dia 17 de janeiro

2

Educação

Senai abre 910 vagas para cursos presenciais e online na Paraíba e oferece várias opções gratuitas

3

Educação

Prefeito de Dona Inês deve explicar ao TCE porque usou dinheiro da educação e gastou R$ 560 mil em festa durante situação de emergência

4

Educação

Pesquisadora da UFPB conquista 1º lugar em prêmio nacional de Produção Científica em Saúde Suplementar

5

Educação

UFPB e UEPB oferecem quase 14 mil vagas no SiSU para estudantes em 2025