Educação

Pesquisadores da UFPB estão entre os mais influentes do mundo, aponta relatório

Os pesquisadores da UFPB que figuram no ranking desenvolvem estudos em diversos campos, como farmacologia, psicologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia e enfermagem.

greve, UFPB, assembleia, professores, pesquisadora, premio

Universidade Federal da Paraíba (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

A UFPB – Universidade Federal da Paraíba – tem motivos para celebrar. A edição de 2024 do AD Scientific Index (Índice Científico Alper-Doger) revela que 27 de seus pesquisadores estão entre os 10% melhores cientistas do mundo, um aumento de 36% em relação ao ano passado.

A UFPB também se destaca entre as instituições de ensino superior, figurando entre as 1.000 melhores universidades do mundo e ocupando a 31ª posição na América Latina, um avanço de 86 posições em relação a 2023.

Os pesquisadores da UFPB que figuram no ranking desenvolvem estudos em diversos campos, como farmacologia, psicologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia e enfermagem.

Entre os nomes de destaque, estão os professores José Maria Barbosa Filho, Valdiney Gouveia (atual reitor), Antônio Gouveia de Souza e Damião Pergentino de Souza, que já haviam sido reconhecidos em 2023, e as professoras Marta Suely Madruga e Marciane Magnani, que figuram na lista pela primeira vez.

Contribuição para o conhecimento científico
O professor Damião Pergentino, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), é o mais bem colocado entre os pesquisadores da UFPB no ranking. Ele coordena um projeto internacional que busca desenvolver fármacos para diversas doenças, como a doença de Chagas.

A Vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, celebrou o bom desempenho dos docentes da instituição. “Esse resultado é um reconhecimento a todos os pesquisadores que dedicam suas vidas às novas descobertas, buscando respostas e soluções para os problemas da sociedade”, disse.

Um marco para a UFPB
O reconhecimento no ranking AD Scientific Index 2024 consolida a posição da UFPB como uma das principais instituições de pesquisa do Brasil e do mundo, um marco para a comunidade acadêmica paraibana e um motivo de orgulho para toda a sociedade.

Metodologia do ranking
O AD Scientific Index baseia-se no valor agregado da produtividade científica individual dos cientistas, levando em consideração os índices i10 e H, além da pontuação de citação no Google Acadêmico.

Confira a lista dos 27 pesquisadores
Damião Pergentino de Sousa
José Maria Barbosa Filho
Valdiney Veloso Gouveia
Antônio Gouveia de Souza
Edeltrudes Lima
Mário César Ugulino de Araujo
Dionisio Bazeia Filho
Marta Suely Madruga
Marciane Magnani
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Cláudio Benedito Silva Furtado
Neusa Collet
Valdir Barbosa Bezerra
Eliton Souto de Medeiros
Maria Mirian Lima da Nóbrega (in memoriam)
Fábio Correia Sampaio
Iêda Maria Garcia dos Santos
Maria de Fátima Agra
Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Knut Bakke Filho
Marcus Tullius Scotti
José Cazuza de Farias Júnior
Celso Augusto Guimarães Santos
Evandro Leite de Souza
Maria Gardênnia da Fonseca
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Antônia Lêda Oliveira Silva

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Senai abre 910 vagas para cursos presenciais e online na Paraíba e oferece várias opções gratuitas

2

Educação

Prefeito de Dona Inês deve explicar ao TCE porque usou dinheiro da educação e gastou R$ 560 mil em festa durante situação de emergência

3

Educação

Pesquisadora da UFPB conquista 1º lugar em prêmio nacional de Produção Científica em Saúde Suplementar

4

Educação

UFPB e UEPB oferecem quase 14 mil vagas no SiSU para estudantes em 2025

5

Educação

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula