Universidade

Inscrições para Sisu 2024 começam amanhã e candidatos precisam ficar atentos às mudanças

Na hora das inscrições para o Sisu 2024, três mudanças exigem mais atenção do candidato.

SiSU

A edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu a inscrição de 1.271.301 pessoas

As inscrições para Sisu 2024 começam amanhã e candidatos precisam ficar atentos s mudanças. Após a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último dia 16, muitos alunos que realizaram o exame já planejam se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições, que começam amanhã (22), vão até dia 25 de janeiro e devem ser feitas através do site oficial do Sisu. O resultado das vagas será divulgado no próximo dia 30.

O programa foi criado com o objetivo de utilizar a nota dos candidatos do Enem para ingressar em universidades públicas no Brasil todo, sendo elas: federais, estaduais, municipais ou institutos federais. Este ano o Sisu terá 264.360 vagas de graduação, distribuídas em 127 instituições.

“Para quem fez o Enem, agora é o momento de usar a sua nota para entrar na universidade e iniciar uma nova etapa. Mas, neste ano, é importante os candidatos ficarem atentos às mudanças das regras do processo seletivo”, aponta Michel Arthaud, docente de Química e diretor da Plataforma Ferretto, canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

O Sisu deste ano sofreu algumas mudanças, e, pensando em ajudar os estudantes, o professor Michel listou algumas delas:

Apenas uma edição anual

Antes quem tinha o interesse em se inscrever para o programa tinha duas oportunidades de fazer a inscrição durante o ano. Com a nova regra, os candidatos concorrerão a todas as vagas em cursos que começam no primeiro ou segundo semestre de 2024.

“A soma das vagas continuará a mesma, mas todos os candidatos já saberão no começo do ano se serão convocados ou não. A chamada para o primeiro ou segundo semestre será por ordem de classificação” explica Arthaud.

Novo Grupo na Lei de Cotas

Com a revisão da Lei de Cotas, que foi concluída em novembro de 2023, houveram mudanças nesse espaço onde foi definido uma nova forma na seleção e distribuição das vagas de cota e foi incluído o grupo de quilombolas na legislação, “Depois desta revisão, vai trazer mais diversidade dentro das universidades que por muitas vezes são segregados” , comenta o docente.

Ampla Concorrência

A partir de agora, em primeiro momento todos os candidatos irão concorrer às vagas em ampla concorrência. “Antes quem concorria com cotas não participava das vagas de ampla concorrência, agora todos os cotistas terão acesso à essas vagas e caso não atinjam a nota necessária participarão do grupo exclusivo para cotas. A tendência é aumentar o número de alunos com possibilidade de cota no total de vagas “, diz o docente.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Matrículas de alunos novatos da rede municipal começam nesta quarta-feira em João Pessoa

2

Educação

Psiquiatra defende período de adaptação antes de aplicar lei que proíbe celulares em escolas e avalia benefícios da medida

3

Educação

Wilson Filho afirma que escolas da Paraíba estão preparadas para seguir lei que proíbe celulares e aguarda orientação do governo

4

Educação

UFPB abre matrículas para 102 vagas da Educação de Jovens e Adultos

5

Educação

Enem 2024 teve 12 redações nota 1000, divulga MEC