Férias escolares a todo vapor, crianças com mais tempo livre e muitos pais ou responsáveis se desdobrando entre trabalho e atenção aos pequenos. Mas, além da criatividade para garantir a diversão das crianças, é preciso, também, redobrar os cuidados com a segurança, para evitar acidentes com energia elétrica. Só no ano passado, por exemplo, esse tipo de acidente causou a morte de 66 crianças em todo o país, conforme os dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).
O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa na Paraíba, Juliano Chandretti, alerta que as crianças estão expostas a riscos de acidentes elétricos dentro e fora de casa, o que traz para os adultos a responsabilidade de adotar medidas que garantam a segurança dos pequenos. “Os cuidados devem ser priorizados a todo momento. Antes mesmo de o bebê começar a engatinhar e explorar os ambientes da casa, os pais precisam antever e prevenir qualquer situação que possa causar um acidente, colocando protetores nas tomadas e não deixando fios expostos, que podem ser um atrativo para os filhos”, destaca o coordenador.
Com as crianças maiores não é diferente: uso de benjamins para ligar vários aparelhos na mesma tomada, eletrodomésticos energizados e brincadeiras próximas à cerca elétrica estão entre os cenários favoráveis a um acidente. “Por mais que as brincadeiras dentro de casa possam parecer mais seguras, equipamentos como videogame, computador, celular e tablet também merecem atenção: os pais não devem permitir que as crianças brinquem com eles enquanto estão carregando na tomada” enfatiza Juliano, observando que essas mesmas orientações valem para os adultos que costumam usar o celular enquanto carregam.
Para os que preferem a diversão ao ar livre, o principal cuidado quanto à eletricidade está na brincadeira com pipas. “Acompanhe as crianças e fiscalize os adolescentes para que brinquem apenas em campos de futebol, parques ou áreas abertas onde não tenha fiação. A pipa pode enroscar nos fios e, ao tentar resgatá-la, a diversão também pode resultar em um acidente fatal”, reforça Chandretti.
Confira as dicas da Energisa para prevenir acidentes elétricos com a criançada:
– Faça uma revisão periódica e mantenha as instalações elétricas de sua residência em bom estado;
– Não use fios emendados, velhos ou danificados, nem deixe-os expostos e soltos;
– Coloque protetores nas saídas de energia e use tomadas no novo padrão do Inmetro;
– Evite usar benjamins (conhecidos como T) ou extensões, pois podem provocar superaquecimento, curtos-circuitos e até incêndios;
– Não deixe que as crianças fiquem colocando ou retirando aparelhos elétricos da tomada;
– Lembre-se: água e eletricidade não combinam. Deixe aparelhos elétricos longe da água e, ao usar qualquer equipamento, esteja sempre com calçados e mãos secas;
– Nunca aproxime bastões, hastes ou outros objetos de fios e cercas elétricas;
– Por fim, não solte pipas em dias de chuva ou de vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.