
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (5) uma lista inédita com as melhores escolas públicas e privadas do País que leva em consideração o tamanho, a permanência dos alunos nelas e o perfil sócio-econômico em que estão inseridas.
O órgão também divulgou o ranking tradicional, com base no resultado das quatro provas objetivas realizadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014.
Ao todo foi avaliado 1,3 milhão de jovens que realizaram os testes de 15.640 escolas com taxa de participação de alunos acima de 50% na realização das provas.
Segundo o ranking que pela primeira vez é realizado pelo MEC com base em novos critérios, as dez melhores escolas públicas são todas do Nordeste e, entre as escolas privadas, as dez melhores estão na maior parte nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, São Paulo e Piauí.
Entre as escolas públicas, as dez mais bem-avaliadas são da região Nordeste. Seis delas estão em Pernambuco, duas no Ceará, uma na Bahia e uma no Sergipe. Em todas, o perfil econômico dos alunos é baixo, mais de 80% deles cursaram todo o Ensino Médio nelas e todas têm acima de 90 alunos.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que houve uma surpresa com o desempenho das escolas privadas do meio rural no Enem 2014. Segundo o ministro da Educação, será possível a partir de agora criar políticas públicas voltadas exclusivamente para estas regiões a fim de melhorar ainda mais o desempenho delas no ranking do Enem.
– Nossa parceria com o ministério do Desenvolvimento Social é importante neste sentido a fim de dar suporte para a Educação nas áreas rurais.
O MEC inovou este ano na divulgação do ranking. Além da lista tradicional de escolas melhores qualificadas, o órgão divulgou um ranking à parte, com escolas avaliadas de acordo com o porte, a permanência do aluno e com perfil sócio econômico baixo.
Segundo o presidente do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Francisco Soares, o objetivo do novo ranking é reconhecer o esforço de escolas que mantêm seus alunos matriculados, são grandes e têm estudantes de origem humilde.
– Queremos com esse ranking aproximar a sociedade que recebe estas informações do mundo real.
Dentre as escolas de pequeno porte, com menos de 30 alunos, indicador de permanência alto e nível socioeconômico baixo, o ranking apontou cinco escolas de Minas Gerais, duas da Paraíba, uma do Espírito Santo (a melhor posicionada), uma do Rio Grande do Norte e uma do Piauí.
Para o presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), Eduardo Deschamps, o ranking paralelo ao tradicional divulgado nesta quarta-feira (5) vai além da revelação dos melhores desempenhos e mostra as razões do fracasso ou do sucesso dos alunos avaliados . Ele comparou a lista à investigação sobre as causas de uma febre.
– O ranking tradicional exibe o diagnóstico de febre mas não dá as causas dela. A lista inovadora do MEC revela essas causas e os remédios que ela sugere, no caso, as políticas públicas que podem ser desenvolvidas.
Veja abaixo as melhores escolas públicas acima de 90 alunos e com perfil socioeconomico baixo ou muito baixo segundo o novo ranking do MEC:
1. Escola Padre João Bosco – CE
2. Escola Dep. Cesario Barreto Lima – CE
3. Escola de Referência em EM Cel. João Francisco – PE
4. Escola de Referência em EM João Pessoa Souto Maior – PE
PublicidadeFechar anúncio5. Escola de Referência em EM Barão de Exu – PE
6.Escola de Referência em EM Pe. Antonio Barbosa Júnior – PE
7. Colégio Estadual Pedro Calmon – BA
8. Colégio Estadual Dr. Milton Dortas – SE
9. Escola de Referência em EM Sen. Nilo Coelho – PE
10. Escola de Referência em EM Manoel Guilherme da Silva – PE
Veja abaixo as melhores escolas PRIVADAS acima de 90 alunos e com perfil socioeconomico baixo ou muito baixo segundo o novo ranking do MEC:
1. Escola Família Agrícola de Caculé – BA
2. Escola Família Agrícola da região de Alagoinhas – BA
3. EFA por Alternância Monteiro de Lago Junco – MA
4. Colégio Super – MA
5. Escola Família Agroecológica de Aracui – MG
6. Escola Família Puris de Araponga – MG
7. Escola Família José Nunes da Mata – BA
8. Casa Familiar Agroflorestal do baixo sul da Bahia – BA
9. Casa FAmiliar rural de Igrapiúna – BA
10. ESC Família D. Edilberto IV