Polêmica

Mais de 80% dos brasileiros são favoráveis a algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas

Estudo mostra que percentual se divide entre 54% de brasileiros favoráveis à proibição total e 32% que defendem liberação apenas para atividades pedagógicas.

Mais de 80% dos brasileiros são favoráveis a algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas

Uma pesquisa inédita da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding, aponta que 54% da população são favoráveis à proibição total dos aparelho. A ampla maioria da população brasileira (86%) é a favor de algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas.

Estudo mostra que percentual se divide entre 54% de brasileiros favoráveis à proibição total
Estudo mostra que percentual se divide entre 54% de brasileiros favoráveis à proibição total

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para limitar o uso dos celulares nas escolas. O Ministério da Educação chegou a anunciar que estava preparando uma proposta sobre o tema, mas não chegou a ser apresentada. O texto aprovado pela Comissão de Educação da Câmara proíbe o uso para crianças de até 10 anos. A partir dos 11 anos, é permitido para atividades pedagógicas.

Perfil dos brasileiros

 Cerca de 86% dos brasileiros são a favor de algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas. Desse total, 54% da população são favoráveis à proibição total dos aparelhos e 32% acreditam que o uso do celular deva ser permitido apenas em atividades didáticas e pedagógicas, mediante autorização prévia dos professores.  Apenas 14% dos brasileiros são contrários às medidas debatidas atualmente no Congresso.

 A pesquisa da Nexus mostra que 46% dos entrevistados entre 16 e 24 anos concordam com a proibição total do uso dos aparelhos (contra 54% na média da população), enquanto 43% defendem a utilização parcial dos celulares, somando 89% dos entrevistados.

Metodologia

A Nexus entrevistou, face-a-face, 2.010 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região e (d) PEA. As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 27 de outubro de 2024.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Senai abre 910 vagas para cursos presenciais e online na Paraíba e oferece várias opções gratuitas

2

Educação

Prefeito de Dona Inês deve explicar ao TCE porque usou dinheiro da educação e gastou R$ 560 mil em festa durante situação de emergência

3

Educação

Pesquisadora da UFPB conquista 1º lugar em prêmio nacional de Produção Científica em Saúde Suplementar

4

Educação

UFPB e UEPB oferecem quase 14 mil vagas no SiSU para estudantes em 2025

5

Educação

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula