Amanhã (25), das 8h às 21h, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participarão da Consulta Prévia à comunidade, que vai definir a lista tríplice para a escolha do reitor(a) e vice-reitor(a) para a gestão da Instituição no período de 2025 a 2028.
A nomeação do reitor ou reitora das Universidades é realizada pelo Presidente da República. Os três mais votados no Conselho Universitário formam na lista tríplice, em posição definida pela quantidade de votos. A escolha da Presidência da República segue a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996. A legislação desobriga a escolha do primeiro da lista, ou seja, pode contrariar a vontade da comunidade estabelecida na consulta geral e no conselho superior da Universidade.
- Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020
- Professores da UFPB decidem essa semana se aceitam reajuste do governo ou aprovam indicativo de greve
Três chapas foram homologadas pela Comissão Especial da Consulta Prévia e participam do pleito. São elas: chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas, respectivamente, à reitora e vice-reitora; chapa 2, que tem o nome “Conecta UFPB”, na qual concorrem os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, candidatos, nesta ordem, a reitor e vice-reitor; e chapa 3, com o nome “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira, candidatos, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitora.
A consulta prévia será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que, conforme a Comissão Especial, já foram parametrizadas e inseminadas pelos técnicos do órgão. Estão aptos a votar mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes formal e regularmente matriculados no período letivo atual (2023.2).
Em todos os campi da UFPB, as sessões estão localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo as unidades que estão localizadas no Distrito Industrial de Mangabeira e Santa Rita. O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências, no Campus de João Pessoa, também receberão sessões de votação. Os votantes podem conferir o local e a seção de votação correspondente na listagem de eleitores que foi disponibilizada pela Comissão Especial.
A Reitora em exercício da UFPB, Profa. Liana Filgueira, convida toda a comunidade a participar do pleito. “Exerça seus direitos como membro da Universidade Federal da Paraíba. A escolha de quem vai dirigir a nossa Universidade pelos próximos 4 anos é extremamente importante”, ressaltou a gestora.
Aptos ao voto
A Comissão Especial responsável pela Consulta prévia para a elaboração da lista tríplice para nomeação do(a) Reitor(a) e do(a) Vice-Reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba no ano de 2024, aprovou em sua reunião extraordinária desta quinta-feira (11) a lista de votantes e o quantitativo de urnas eletrônicas a serem distribuídas nos 4 campi da UFPB (João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte), além das unidades localizadas em Santa Rita e no distrito industrial de Mangabeira.
A listagem que foi amplamente discutida e definida pela Comissão, com base na Resolução 02/2024-Consuni, na presença das representações das três candidaturas inscritas no pleito, está sendo publicada aqui e conta com 46.174 (quarenta e seis mil cento e setenta e quatro) nomes, entre docentes e técnico-administrativos da UFPB, regidos pelo RJU, e discentes formal e regularmente matriculados no presente período letivo, nos termos extraídos e apresentados pela Superintendência de Tecnologia da Informação da instituição (STI), conforme normatizado pelo Consuni.
Esta mesma listagem foi devidamente encaminhada ao setor técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a quem cabe realizar os trabalhos de parametrização e inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na consulta presencial, a ser realizada no dia 25 de abril p.f., no horário das 8 às 21 horas.
No Campus I, os locais de votação serão os seguintes:
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza
- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
- Centro de Ciências Médicas
- Centro de Educação
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas
- Centro de Tecnologia
- Centro de Ciências da Saúde
- Centro de Ciências Jurídicas – João Pessoa
- Centro de Ciências Jurídicas – Santa Rita
- Centro de Comunicação, Turismo e Artes
- Centro de Energias Alternativas e Renováveis
- Centro de Informática
- Centro de Biotecnologia
- Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional
- Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde
- Hospital Universitário Lauro Wanderley
- Biblioteca Central
- Superintendência de Tecnologia da Informação
- Reitoria
- Prefeitura
- Colégio de aplicação
No dia da votação
O processo será semelhante ao que ocorre durante as eleições gerais. Primeiramente, o eleitor identifica-se ao mesário da seção com um documento original com foto. Cumprida esta etapa, deve dirigir-se à cabine onde está instalada a urna eletrônica e digitar o número da chapa (1, 2 ou 3) em que deseja votar. Logo após a escolha do número, a tela da urna exibirá os nomes e as fotografias dos candidatos escolhidos. Se as informações estiverem corretas, o eleitor deve apertar a tecla verde “Confirma” ou, caso contrário, a tecla laranja “Corrige” e digitar novamente o número escolhido.
Para votar em branco, é necessário apertar a tecla “Branco” e, em seguida, a tecla “Confirma”. O voto será anulado caso o eleitor digite um número diferente de 1, 2 ou 3 e confirme com a tecla verde.
Após o eleitor registrar seu voto, a urna emite um sinal sonoro forte e prolongado, e a tela exibe a mensagem “FIM”. O votante deve sair da cabine de votação e liberar a seção para o próximo da fila.
Como o voto é secreto, não será permitido o acesso às cabines de votação com dispositivos móveis, como celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos. O eleitor deverá deixar os dispositivos com os mesários.
De acordo com o presidente da Comissão Especial, Professor Jailson José Gomes da Rocha, a apuração e totalização dos votos será iniciada logo após o fechamento das urnas, com transmissão ao vivo pela TV UFPB direto da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS).
O percentual de votação final de cada candidatura será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 1/3 (um terço) para discentes, 1/3 (um terço) para servidores técnico-administrativos e 1/3 (um terço) para servidores docentes.
A expectativa é de que os resultados sejam conhecidos na madrugada do dia 26 de abril.